Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Setembro 2024 > Aulas do segundo semestre de 2024 começam na próxima segunda, 30/09

Aulas do segundo semestre de 2024 começam na próxima segunda, 30/09

Acolhimento especial está programado para os novos estudantes no auditório do Bloco A.

O Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG se prepara para o início das aulas do segundo semestre letivo de 2024 na próxima segunda-feira, 30 de setembro. Enquanto os veteranos retornam às aulas regulares conforme os horários disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), os novos alunos participarão de uma ação de acolhimento no auditório do Bloco A. Nessa recepção, que será conduzida pela Direção-geral, equipes das diretorias sistêmicas e coordenadores de curso, os ingressantes receberão informações essenciais para se ambientarem ao novo ciclo.

A recepção para os ingressantes ocorrerá em dois momentos: às 13h30 para os alunos do Técnico em Design de Móveis, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecatrônica; e às 18h30 para os cursos noturnos, como Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Eventos, Mecânica e Licenciatura em Física. Durante o acolhimento, os novos estudantes terão acesso a informações sobre o funcionamento do campus, calendários acadêmicos, programas de assistência estudantil, estágios e inclusão.

Para facilitar sua integração, reunimos abaixo informações importantes sobre a estrutura do campus e alguns dos serviços essenciais disponíveis para todos os alunos.

Estrutura do campus

O campus Juiz de Fora é organizado por blocos, cada um com áreas de conhecimento específicas. Por exemplo, o Bloco F concentra os laboratórios e salas dos cursos de Metalurgia. O “coração” do campus é o pentágono, um espaço central que você provavelmente visitará com frequência. Não se preocupe em se perder: todos os blocos são bem sinalizados e contam com placas de orientação para facilitar sua locomoção.

Além disso, é importante lembrar que no campus as turmas não têm salas fixas. Cada disciplina acontece em diferentes blocos, conforme a grade de horários de cada curso. Isso significa que você precisará se deslocar entre os prédios durante o intervalo entre as aulas. O sino vai marcar o tempo, então fique atento para seguir diretamente à próxima aula.

Por exemplo, se você tiver uma aula de Matemática no Bloco A, sua grade horária poderá indicar o local A-107. Isso significa que a aula será na sala 107, localizada no primeiro andar do Bloco A.

Horários das aulas

Os horários das aulas serão informados durante o primeiro dia de atividades, em um encontro com os coordenadores de cada curso. As aulas no Campus Juiz de Fora acontecem em três turnos:

- Manhã: 07h às 12h15
- Tarde: 13h30 às 18h
- Noite: 18h30 às 22h40

Como chegar ao campus

O campus está situado na Rua Bernardo Mascarenhas, nº 1283, no bairro Fábrica. Há diversas linhas de ônibus que atendem ao local, partindo de pontos importantes da cidade, como a UFJF, o Centro e a Zona Norte. Confira no site oficial da Prefeitura de Juiz de Fora ou no aplicativo CittaMobi as linhas de ônibus que fazem o trajeto até a instituição.

Alimentação e Restaurante Universitário

O campus possui uma cantina e também oferece um Restaurante Universitário (RU), onde os alunos podem fazer refeições a um custo acessível. O valor da refeição é de R$2, com almoço servido entre 11h e 13h30, e jantar das 17h30 às 19h. O RU está localizado no andar térreo do Bloco Administrativo, próximo à entrada principal do campus.

Biblioteca

A Biblioteca do Campus Juiz de Fora é um recurso valioso para os estudantes. Localizada no Bloco E, ela dispõe de um amplo acervo de livros, salas de estudo individuais e em grupo, além de computadores com acesso à internet. O local é ideal para realizar pesquisas, estudar e se preparar para provas e trabalhos.

Conectividade e Wi-Fi

Para facilitar ainda mais a rotina acadêmica, o campus oferece Wi-Fi em todas as áreas, incluindo salas de aula, biblioteca e espaços ao ar livre. A rede está disponível para todos os alunos, e as informações de acesso podem ser encontradas nos murais espalhados pelo campus.

SIGAA: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

O SIGAA é a plataforma oficial onde você poderá acessar informações acadêmicas, consultar notas, realizar matrículas em disciplinas e emitir documentos, como históricos escolares e declarações de matrícula. Para se cadastrar no SIGAA, você precisará do número de matrícula, que pode ser encontrado no site do campus na seção de alunos.

Dica importante

Acompanhe também as atualizações e oportunidades acadêmicas seguindo o perfil oficial do Campus Juiz de Fora no Instagram (@ifsudestemgjf).