Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Docente do campus Rio Pomba assume Diretoria de Desenvolvimento da Setec/MEC

Docente do campus Rio Pomba assume Diretoria de Desenvolvimento da Setec/MEC

Charles Okama de Souza foi reitor do IF Sudeste MG de 2017 a 2021 e é docente do Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais (DACG) do Campus Rio Pomba

O professor Charles Okama de Souza do campus Rio Pomba do IF Sudeste MG, do Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais (DACG), foi nomeado para exercer o cargo de Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O ato normativo foi publicado na edição do Diário Oficial da União do dia 18 de setembro de 2024.

Charles Okama é graduado em Ciências Contábeis, com mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) desde 2007. Atuou como Pró-reitor de Administração no período 2013-2017 e foi Reitor no período de 2017 a 2021.

Para o Diretor de Desenvolvimento, o novo cargo representa um dos maiores desafios em sua trajetória profissional, iniciada em 2007, quando ingressou no CEFET/RP, na condição de servidor público federal como docente, e tinha como propósito "fazer o melhor possível para melhorar a educação no nosso país".

Charles Okama destaca que teve muitas oportunidades na instituição, especialmente ao ocupar cargos estratégicos como Pró-Reitor de Administração e Reitor do IF Sudeste MG. Desde maio de 2024 na Setec, Okama ocupou os cargos de Assessor Especial e Diretor de Programa. "Agora, em novo ciclo profissional na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, o meu propósito de mudar a vida das pessoas por meio da EPT é ampliado. A minha expectativa é dar continuidade a uma série de políticas públicas, programas e projetos, especialmente no que concerne a expansão e a consolidação dos Institutos Federais, pois esta constitui a agenda prioritária do governo federal. Além disso, eu trabalharei para propor, apoiar, planejar, implementar e acompanhar políticas da EPT em conjunto com as instituições da rede federal, com objetivo de fortalecer e promover o crescimento e o desenvolvimento da educação no Brasil. Por fim, quero agradecer o apoio do Campus Rio Pomba e também do Secretário Marcelo Bregagnoli pela oportunidade e confiança", completa.

Trajetória profissional:

• Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG (2007-2024).

• Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba – CEFET RP (2008/2009)

• Coordenador de Programa de Expansão Institucional do CEFET RP e IF Sudeste MG (2008/2010).

• Coordenador do Programa e-Tec Brasil do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba (2010/2011).

• Gerente de Prospecção de Inovação Tecnológica do IF Sudeste MG –Campus Rio Pomba (2011/2012).

• Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação de Apoio ao Ensino Tecnológico e Profissionalizante de Rio Pomba – FUNDEP RP (2011/2013).

• Pró-reitor de Administração do IF Sudeste MG (2013/2017).

• Reitor eleito do IF Sudeste MG para o mandato (2017/2021).

• Coordenador da Câmara de Administração do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal – CONIF (2018/2021).

• Conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Juiz de Fora – COMDETI (2018/2021).

• Vice-presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais – FORIPES (2020/2021).

• Diretor de Programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação -SETEC (2024 – atual).