Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudantes do campus Rio Pomba participam da Maratona Tech 2024

Estudantes do campus Rio Pomba participam da Maratona Tech 2024

Atividade reúne estudantes e professores de todo o Brasil para desenvolver projetos de inovação, despertando o interesse dos jovens pelas carreiras de tecnologia

Estudantes do Ensino Médio Integrado do campus Rio Pomba/IF Sudeste MG estão participando da Maratona Tech 2024. A primeira fase ocorreu no período de 29 de julho a 15 de setembro, em uma seleção interna que contou com a participação de 105 alunos. Os estudantes foram desafiados a trabalhar em grupo para propor soluções inovadoras para a sociedade, utilizando a criação de aplicativos como ferramenta principal. Dentro das regras da Maratona Tech, cada turma escolheu um tema relevante e os participantes desenvolveram propostas de impacto tecnológico e social que foram avaliadas pelos professores.

A competição que visou fomentar o pensamento computacional, a criatividade e o protagonismo dos estudantes em projetos de tecnologia foi coordenada pela professora Alessandra Martins Coelho, com a colaboração dos docentes Bianca Portes de Castro, Marine Cirino Grossi, Sandro de Paiva Carvalho, Wellington Moreira de Oliveira, Kleber Mariano Ribeiro e João Paulo Campolina Lamas, e teve o auxílio da aluna Gabriela Gomes de Magalhães, bolsista do grupo PET Conexões Ciência da Computação. Nesta primeira fase, cada professor ficou responsável por uma turma.

As avaliações do dia 13 de setembro contaram também com a participação da servidora Rejane Dutra de Oliveira, psicóloga do campus Rio Pomba, que prestigiou as propostas relacionadas à saúde e bem-estar. "Alguns grupos propuseram soluções voltadas à saúde mental. As notas recebidas foram inseridas na plataforma, para que os idealizadores da Maratona Tech selecionassem os alunos para a fase 2 da competição", explica Alessandra.

A coordenadora do projeto parabeniza e agradece aos alunos participantes pelo empenho e criatividade demonstrados durante a fase 1. "A todos os professores e colaboradores envolvidos na primeira fase, nosso sincero agradecimento pelo apoio contínuo e fundamental na realização deste projeto. Desejamos muito sucesso aos alunos que representarão o campus Rio Pomba na fase 2", completa Alessandra Martins.

Fase 2

Os estudantes com melhor desempenho seguem para a segunda fase da maratona. O campus Rio Pomba será representado  pelos alunos Ana Luiza Cavalari Pires (1º ano), Herica Martins Lomar (1º ano), Isabella de Jesus Silva (2º ano), João Vitor Santos Teixeira (2º ano), Maria Luiza Ferreira da Silva (2º ano), Samily Pietra Silviano Vieira (2º ano) e Yuri Mendonça de Freitas (2º ano).

Os desafios da fase 2 da Maratona Tech (fase nacional) ocorrerão de forma remota no período de 30 de setembro a 13 de outubro, com o suporte da equipe organizadora e atividades guiadas pelo Zeca, o bot no WhatsApp disponibilizado pela maratona.

O que é a Maratona Tech?

A Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia entre escolas do país, foi idealizada pelo Movimento Tech e realizada pela Associação Cactus, e visa combater as desigualdades e ampliar oportunidades no mercado de trabalho, impulsionando o protagonismo juvenil. As organizações e entidades envolvidas trabalham na capacitação e fomento de vagas na área de tecnologia.

A iniciativa é voltada para estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A maratona ocorre de agosto a outubro, dividida em duas fases. Na primeira, os professores que representam cada escola recebem uma formação exclusiva para aplicar um desafio aos estudantes. São disponibilizados um plano de aula e suporte pedagógico, que servem de base para propor trabalhos relacionados ao projeto de vida em profissões de tecnologia.

As propostas são alinhadas às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como pensamento científico, crítico, e criativo; cultura digital; autogestão e autonomia.

Em novembro, a cerimônia de premiação nacional irá reconhecer as escolas e estudantes que obtiveram os melhores resultados de progresso ao longo de toda a maratona. Serão premiados, no total, 525 estudantes, com medalhas, bolsas de estudo em cursos de tecnologia, certificados e convites para imersões tecnológicas em empresas da área.