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VEJA AQUI: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PROCESSO SELETIVO 2023/2 Fixe

 

1) Haverá processo seletivo para o 2º semestre de 2023?

 Sim. A seleção ocorrerá por meio de sorteio, prova, ou por análise documental/ currículo, a depender da modalidade: 

  • Cursos técnicos: seleção por sorteio;
  • Cursos de graduação: prova objetiva e redação;
  • Cursos de pós-graduação: métodos variados, dependendo do edital.

 

2) Haverá prova no processo seletivo 2023/2?

 Sim. Para os cursos de graduação, a seleção será por meio de prova, a ser realizada no dia 07/05/2023, conforme previsto no edital. 


3) Quais são as modalidades de cursos ofertados no processo seletivo 2023/2?

 Neste processo, serão ofertados cursos nas seguintes modalidades: 

  • Técnico concomitante/subsequente - para quem ainda está cursando ou já tenha concluído o ensino médio;
  • Técnico subsequente - para quem já concluiu o ensino médio;
  • Técnico PROEJA - para quem tem mais de 18 anos, já tenha concluído o ensino fundamental, mas ainda não concluiu o ensino médio;
  • Graduação - para quem já concluiu o ensino médio;
  • Pós-graduação Lato Sensu - para quem já concluiu a graduação;
  • Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado) - para quem já concluiu a graduação.

 

4) Quais são os cursos e vagas oferecidos? Quais campi estão participando?

 Todos esses detalhes estão nos editais do processo seletivo, e podem ser acessados no link Editais.

 Além dos editais, você pode acessar as informações acessando os Cursos do PS 2023/2.

 Os campi que estão participando deste processo são: Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Rio Pomba e Santos Dumont.

 

Sobre as inscrições

 

5) Haverá taxa de inscrição para participar do processo seletivo 2023/2?

 Depende da modalidade para a qual você se inscrever: 

  • Para os cursos técnicos, não há taxa; a inscrição é gratuita.
  • Para os cursos de graduação, será cobrada uma taxa de R$50,00 (cinquenta) reais;
  • Para os cursos de pós-graduação, será cobrada uma taxa de R$60,00 (sessenta) reais.  

 

6) Como faço para realizar a minha inscrição? 

- Você deverá ter CPF, pois não é possível fazer a sua inscrição utilizando CPF de terceiros; também deverá ter uma conta na plataforma GOV.BR (acessando o link https://sso.acesso.gov.br/login).

- Caso tenha alguma dúvida de como criar a sua conta no GOV.BR, você pode verificar um passo a passo, acessando o link:  

http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/contaacesso.html

- Depois de criar a conta, você deverá acessar o site de inscrição (https://selecao.ifsudestemg.edu.br/), realizar o login com os dados cadastrados no GOV.BR e iniciar a sua inscrição.

- Você deve concluir todos os passos e confirmar a sua inscrição, ou seja: a sua inscrição somente será efetivada após clicar no botão de confirmação, no final da página, no passo “confirmar inscrição”.

 - Além disso, para os cursos que possuem taxa de inscrição, as inscrições serão confirmadas apenas após o pagamento da taxa de inscrição.

 

7) Por que não consigo fazer minha inscrição para o processo seletivo no meu celular? 

Alguns celulares não são compatíveis com nosso sistema de inscrição e, de acordo com os editais, não é recomendável realizar a inscrição por meio de smartphones ou tablets. Recomenda-se a inscrição por meio de computadores, pelos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome, em suas versões recentes.


8) Posso fazer minha inscrição presencialmente no instituto?

As inscrições ocorrerão de forma on-line, pelo site https://selecao.ifsudestemg.edu.br/.

No entanto, cada campus do IF Sudeste MG vai oferecer atendimento presencial, em dias e horários informados no edital.

Assim, você poderá reunir seus documentos para a inscrição, ir ao campus de sua cidade e solicitar orientações sobre como você deverá fazer sua inscrição.

IMPORTANTE: os(as) servidores(as) do campus não poderão fazer a sua inscrição por você, mas poderão acompanhar os procedimentos e tirar suas dúvidas.

 

9) Quero me inscrever para o Processo Seletivo 2023/2 em um dos grupos de renda familiar inferior a um salário mínimo e meio (L1, L2, L9 e L10). O que preciso fazer?

Você precisa ter cadastro no CadÚnico. A comprovação da renda será realizada por meio dele, somente no ato na matrícula.

Os candidatos que não possuírem o CadÚnico deverão procurar o CRAS de sua cidade para realizar o cadastramento em tempo hábil para apresentação, no período de matrícula, da folha resumo com as informações descritas nos editais de matrícula, que serão publicados posteriormente.

Então, se você pretende se inscrever em um desses grupos, já faz o cadastro, para evitar problemas no período da inscrição.

 

10) Já tenho o CadÚnico, com as informações solicitadas atualizadas; como posso ter acesso ao documento? 

Se você já tem o cadastro atualizado com as informações descritas anteriormente, poderá retirar a folha resumo no link: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/ .

 

Sobre a Matrícula 

 

11) Se eu for aprovado (a), tenho que ir ao campus realizar a matrícula?

As datas de matrícula e os procedimentos para realizá-la serão definidos em edital próprio, a ser publicado depois do processo seletivo; o edital ficará disponível em https://www.ifsudestemg.edu.br/matriculas.

 

12) Saiu o resultado e fiquei como excedente. Ainda posso ser convocado para a matrícula?

Sim. É muito importante que os candidatos fiquem atentos aos resultados e à convocação de matrículas. Caso haja vagas ociosas, elas serão remanejadas para os candidatos excedentes.

 

Atenção: mesmo que na classificação final você esteja como excedente, você poderá ser convocado para matrícula na chamada regular.

 

Com isso, se o seu nome estiver dentre os que precisam apresentar a documentação, leia o edital de matrícula, organize a documentação descrita e acompanhe o cronograma, para não deixar de solicitar sua matrícula no prazo correto.

 

13) Como acontece o remanejamento das vagas ociosas?

O remanejamento das vagas ociosas segue o fluxo abaixo, onde a primeira coluna se refere ao grupo de concorrência no qual vaga está se originando, e as demais colunas indicam a ordem de prioridade, da esquerda para a direita, no remanejamento da vaga.


14) Fiquei como excedente e não fui convocado na chamada regular. Ainda posso ser convocado para a matrícula?

Sim. Após a chamada regular, se houver vagas ociosas, será realizada lista de espera.

Nesse caso, você deverá manifestar interesse durante o período da lista de espera, podendo optar por qualquer curso ou campus, na mesma modalidade, que possuem os mesmos pré-requisitos e critérios de seleção do curso em que realizou a inscrição.

Os prazos, bem como os critérios para classificação na lista de espera, estarão disponíveis nos editais de matrícula.


Sobre as possibilidades 

 

 15) Tenho interesse em fazer um curso técnico e uma pós-graduação. Gostaria de saber se é possível concorrer a vagas nos dois cursos.

Você pode fazer o curso técnico e o de pós-graduação no IF Sudeste MG, desde que os horários dos cursos não coincidam. O que não pode são duas graduações públicas concomitantes, ou duas matrículas em cursos da mesma modalidade e que sejam ofertados no mesmo período.

 

16) Nunca fiz Enem. Como posso concorrer a uma vaga de graduação?

Você poderá concorrer às vagas para os cursos de graduação realizando a prova de seleção. Os candidatos que realizaram o Enem poderão também concorrer às vagas dos cursos de graduação através do SiSU 2023/2.

17) Posso fazer um curso a distância, mesmo não tendo como participar dos encontros presenciais?

Cada coordenação de curso é que estabelece como serão os encontros presenciais. Pode ser que haja provas, pode ser que haja aulas práticas... De qualquer forma, os encontros sempre serão importantes para a formação do aluno (do contrário, não seriam exigidos). Sendo assim, seja qual for o curso a distância, o IF Sudeste MG não pode garantir que o aluno será aprovado ou terá "êxito" no curso, caso falte aos encontros. Para saber mais, consulte o projeto pedagógico do curso e/ou entre em contato com a coordenação responsável.


Início das aulas 

18) Quando as aulas começam? Elas serão presenciais?

Os calendários de aulas são diferentes de um campus para outro. Assim, para saber sobre o começo das aulas no seu campus, acesse a página do campus ou clique AQUI. As aulas poderão ser presenciais ou remotas, a depender do que vier definido no edital. 

Páginas dos campi: 


www.ifsudestemg.edu.br/bomsucesso

 www.ifsudestemg.edu.br/juizdefora

www.ifsudestemg.edu.br/manhuacu

www.ifsudestemg.edu.br/riopomba

www.ifsudestemg.edu.br/santosdumont

 
Para saber mais informações sobre o IF Sudeste MG, assista ao nosso vídeo institucional clicando AQUI.