A Ouvidoria Pública Geral do IF Sudeste MG é uma unidade de interlocução entre o cidadão e os setores acadêmicos e administrativos da Instituição, em defesa dos direitos dos estudantes, dos servidores e da comunidade externa.
Trata-se de um instrumento a serviço da democracia, que deve funcionar como agente promotor de mudanças, favorecendo a valorização do elemento humano e a satisfação das necessidades do cidadão, garantindo, assim, a prestação de serviços públicos de qualidade.
A comunidade, seja interna ou externa ao IF Sudeste MG, poderá se manifestar junto à Ouvidoria Geral para:
- Denúncia: comunicação escrita que indica irregularidade por parte da Instituição ou de seus servidores, que venha a ferir a legislação;
- Reclamação: comunicação verbal ou escrita que relata a manifestação de desagrado ou protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração e/ou servidor público;
- Elogio: comunicação verbal ou escrita que demonstra apreço, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço recebido por pessoas que se utilizaram do serviço/atendimento;
- Sugestão: comunicação verbal ou escrita cuja apresentação contém uma ideia ou proposta para aprimoramento dos serviços realizados pelo IF Sudeste MG;
- Informação: manifestação recebida diretamente pela ouvidoria ou pelo SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) solicitando informação ou esclarecimento.
A Ouvidoria Pública Geral do IF Sudeste MG manterá sob sigilo o nome do demandante, salvo por ordem judicial e nos casos em que sua identificação junto aos órgãos da Instituição seja indispensável para solução do problema e atendimento do interessado. Regulamento próprio da unidade de Ouvidoria do IF Sudeste MG.
Os demandantes registrarão suas manifestações, preferencialmente, pela plataforma Fala.BR e serão atendidos dentro do prazo de 30 (trinta) dias, prorrogáveis por mais 30 (dias), se for o caso.
Os demandantes serão atendidos, também, caso seja do seu desejo de forma presencial, por telefone ou por meio de sistemas eletrônicos (e-mail). No caso deste atendimento será pedido o registro da demanda pela plataforma Fala.BR ou autorização para que a Ouvidoria Pública Geral do IF Sudeste MG faça o registro, preservando-se a identidade do demandante caso assim seja solicitado.
Os dias da semana e horários de atendimento presencial (*) e por telefone são:
Segundas, quartas e sextas-feiras, de 14 às 17 horas;
Terças e quintas-feiras, de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas.
Telefone (32) 98435-1029
(*) Os atendimentos presenciais deverão ser agendados previamente por meio do e-mail ouvidoria@ifsudestemg.edu.br e serão realizados no endereço abaixo:
IF Sudeste MG - Reitoria
Av. Luz Interior, 360, 9º andar, bairro Estrela Sul
Juiz de Fora - MG