conteúdo

Egressos

Os discentes do PPGCTA possuem formações acadêmicas diversas, o que é positivo na troca de experiência e na formação humana e profissional. Nesse sentido, as turmas são compostas por alunos graduados em Tecnologia em Laticínios, Tecnologia em Alimentos, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Bioquímica, Química, Biomedicina, Nutrição, Medicina Veterinária, Biologia, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Agronomia, que atuam na indústria de alimentos ou em áreas correlatas nas regiões da Zona da Mata Mineira e Campo das Vertentes, além de outros estados do país.

Desde a sua implantação em agosto de 2013 até março de 2024, o PPGCTA foi responsável pela titulação de 95 mestres em Ciência e Tecnologia de Alimentos, sendo que a maioria atua diretamente na área de alimentos (Figura 1), o que demonstra o valor que o curso agrega na formação de seus alunos. Ao observarmos a atuação dos egressos do PPGCTA no mercado de trabalho (Figura 1), torna-se claro que o curso tem atingindo seu objetivo no sentido de formar profissionais para os diversos setores da indústria de alimentos e proporcionar formação sólida para aqueles alunos que desejam seguir seus estudos ou que já estão inseridos na área.

Constatou-se na autoavaliação do Programa que 90% dos egressos possuem como objetivo, ao realizar o curso de Mestrado Profissional, diferenciar-se no mercado de trabalho e obter melhoria salarial a partir dos conhecimentos adquiridos durante a sua formação. Constatou-se ainda que 80% dos egressos classificam o curso como ótimo e 20% o classificam como bom e muito bom. Além disso, todos os egressos disseram que o curso contribuiu para a formação profissional na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e que recomendariam o mesmo para colegas. Esses resultados demonstram o papel que o PPGCTA tem na formação de recursos humanos qualificados.

Portanto, os egressos do PPGCTA têm desempenhado papel relevante no desenvolvimento da área de alimentos, em consequência da formação ampla, sólida e interdisciplinar que é oferecida no curso e possibilidade de uma vivência teórico-prática em ciência e tecnologia de alimentos.

 

Figura 1. Atuação dos egressos do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IF Sudeste MG, campus Rio Pomba.

 

 

 

 

 



Abaixo são apresentadas fotos de algumas defesas de dissertações.

 dia da defesa 1  Foto Banca do Mestrado
IMG 20160909 WA0016 Unknown 2
P 20170706 140112 IMG 0111
19983345 1252520784857497 501760477750562895 o  

Atualmente não existem itens nessa pasta.