conteúdo

Registros Acadêmicos

O setor de Registros Acadêmicos é responsável por acompanhar a vida escolar dos estudantes, registrando dados, fornecendo documentos e serviços solicitados pela comunidade acadêmica e pela comunidade externa, dentro dos limites de sua atuação.

CADASTRO SIGAA

Tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=Y6pnZdjR3pI

Clique aqui para acessar a tela de login do SIGAA.

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

Para quem: Concomitante / Subsequente 

Prazo: 20/09/2024 a 02/10/2024

Graduação

Prazo: 20/09/2024 a 02/10/2024

O aluno deverá acessar o SIGAA e se matricular nas disciplinas que deseja cursar naquele período.

AJUSTE DE MATRÍCULA

Para quem: Graduação / Concomitante / Subsequente

Prazo: 09/10/2024 a 21/10/2024

Os estudantes que perderem o primeiro prazo terão uma segunda oportunidade para acessar o SIGAA e realizar a matrícula no período de 09 a 21 de outubro, porém, estarão sujeitos a disponibilidade de vagas.  

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS OU CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

Para quem: Graduação / Concomitante / Subsequente

Prazo: 03/10/2024 a 15/10/2024 

O procedimento pode ser feito caso o aluno já tenha cursado e sido aprovado numa ou mais disciplinas análogas, em estabelecimentos de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), desde que o conteúdo programático e a carga horária correspondam a, no mínimo, 75% das disciplinas equivalentes oferecidas pelo IF Sudeste MG. O aluno deve anexar ao requerimento cópias do Histórico escolar, Matriz curricular e Ementas e Conteúdos Programáticos desenvolvidos na Instituição de origem.

Clique no nome do curso para acessar o formulário de aproveitamento de estudos

Cursos Técnicos

  • AUTOMAÇÃO
  • ADMINISTRAÇÃO
  • ELETROTÉCNICA
  • GUIA DE TURISMO
  • MECÂNICA

 

Cursos de Graduação

  • ENGENHARIA 

 

REQUERIMENTO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA / VALIDAÇÃO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES - 2024.2

 

TRANCAMENTO DE CURSO

Para quem: Graduação / Concomitante / Subsequente

Ato pelo qual o aluno interrompe temporariamente seus estudos, mantendo sua matrícula e o direito à vaga. 

É necessário preencher e assinar o requerimento e entregar ao setor de registros acadêmicos presencialmente, ou enviar por e-mail.