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Tecnologia da Informação

Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação

A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação tem como objetivo auxiliar os demais segmentos acadêmicos e administrativos do Instituto, sendo um instrumento estratégico no desempenho das atribuições destes segmentos.

Competências:

À Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação compete (Cf Regimento Geral Art.57) :

I. controlar e orientar a aplicação e uso de softwares na Instituição;
II. administrar o e-mail institucional;
III. elaborar, desenvolver e orientar a operação dos sistemas de informação do Instituto Federal;
IV. elaborar projetos e relatórios necessários ao bom funcionamento das tecnologias da informação no Instituto Federal;
V. propor e acompanhar a implantação de projetos de melhoria de infraestrutura e sistemas relativos à área de informatização da Instituição;
VI. coordenar a manutenção e a atualização dos sítios da Instituição;
VII. supervisionar a execução da política de informatização da Reitoria e dos Campi;
VIII. realizar outras atividades afins e correlatas. 

Para a realização do seu trabalho, a DGTI conta com a Coordenação de Redes e Infraestrutura e com a Coordenação de Sistemas de Informação.

Competências da Coordenação de Redes e Infraestrutura

I. planejar e prover os serviços de administração da rede, disponibilizando e otimizando os recursos computacionais para os usuários;
II. controlar e definir permissões de acesso a rede a aos recursos disponibilizados por esta;
III. pesquisar, estabelecer e disseminar normas de segurança da informação e do uso dos recursos disponíveis na rede;
IV. gerenciar o funcionamento da infraestrutura de Tecnologia da Informação no âmbito do Instituto;
V. prover suporte técnico aos usuários, no que diz respeito a instalação de softwares e manutenção de equipamentos de hardware;
VI. manter atualizado o cadastro dos equipamentos existentes;
VII. configurar, monitorar otimizar e zelar pelos servidores e banco de dados;
VIII. gerenciar as solicitações de aquisição de hardware e software.

Competências da Seção de Manutenção e Suporte ao Usuário

I. conferir equipamentos de informática adquiridos, emitindo os termos de recebimento para o setor responsável;
II. prover suporte técnico aos usuários no uso de recursos de Tecnologia da Informação;
III. planejar e realizar a manutenção de equipamentos de informática;
IV. diagnosticar, consertar, substituir componentes de equipamentos de informática, reinstalar sistemas operacionais/aplicativos de estações de trabalho, efetuando backups dos dados das estações de trabalho em manutenção;
V. enviar os equipamentos em garantia para assistência técnica, arquivando toda a documentação do procedimento;
 

 Competências da Coordenação de Sistemas de Informação

I. realizar a gerência administrativa do setor.
II. elaborar a Proposta de Especificação de Software, que engloba: análise de requisitos, proposta de especificação, declaração do escopo.
III. definir de todos os elementos do Plano de Desenvolvimento de Software.
IV. elaborar a documentação dos sistemas e dos diagramas UML.
V. elaborar relatórios de acompanhamento dos projetos, no que tange a escopo, qualidade, tempo e riscos.
VI. receber e administrar as prioridades de desenvolvimento de novos sistemas.
VII. atribuir e avaliar as tarefas da equipe.
VIII. planejar a quantidade de recursos necessários ao trabalho.
IX. garantir o cumprimento dos prazos dos projetos e a qualidade dos serviços.
X. efetuar a análise e projetos de sistemas de informação.
XI. desenvolver programas / sistemas / sites.
XII. desenvolver telas e relatórios para o atendimento as necessidades do usuário.
XIII. prover soluções para o usuário para problemas mais complexos de sistemas.

Competências da Seção de Desenvolvimento de Sistemas

I. iniciar, executar e encerrar o projeto.
II. planejar com detalhes as atividades e objetivos de cada módulo dos sistemas.
III. estabelecer o cronograma do projeto de software, definindo os marcos de acompanhamento de progresso do projeto, as datas de testes e entregas.
IV. monitorar o projeto através de revisões dos resultados, garantindo assim a conformidade com o plano de projeto e a qualidade do produto de software final.
V. interação com os requerentes dos sistemas.
VI. receber as demandas de desenvolvimento de sistemas existentes, novas funcionalidades, correções e adaptações.
VII. elaborar e manter a modelagem dos sistemas juntamente com a equipe.
VIII. administrar os módulos e funcionalidades do site desenvolvido com Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – CMS Drupal.
IX. instalar novos módulos e a criar novas funcionalidades no CMS Drupal quando necessário.
X. efetuar a análise e projetos de sistemas de informação.
XI. desenvolver programas / sistemas / sites.
XII. desenvolver telas e relatórios para o atendimento as necessidades do usuário.
XIII. prover soluções para o usuário para problemas mais complexos de sistemas.
 

Contatos:

Email: dgti@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4124