Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Empresa Júnior do Campus Barbacena é a mais nova filiada da FEJEMG e Brasil Júnior

A filiação da empresa Agrofonte Consultoria Júnior à federação foi oficializada no dia 01 de setembro.
#Paratodosverem: mosaico com fotos de todos os integrantes da equipe com a logo da Empresa Júnior.

A Agrofonte Consultoria Júnior, dos cursos de Agronomia, Gestão Ambiental e Tecnologia em Alimentos, é a primeira Empresa Júnior do Campus Barbacena filiada na Federação Mineira de Empresas Juniores (FEJEMG) e na Brasil Júnior (BJ). A inclusão da empresa na federação foi oficializada no dia primeiro de setembro.

De acordo com Vitor Souza, Diretor da Empresa, a filiação era uma meta desde sua fundação, que ocorreu em setembro de 2019. Todo o processo foi realizado remotamente com duração total de 3 meses. Ao longo das semanas, a empresa recebia treinamentos em todas as áreas de gestão administrativa. A cada reunião, a equipe tinha o compromisso de realizar entregas referentes aos treinamentos dados. Ao final dos treinamentos, a Empresa passou por uma sabatina e os membros da equipe realizaram uma apresentação da empresa. Além disso, foram feitas perguntas para mensurar o conhecimento da equipe sobre o Movimento Empresa Júnior e também observar a maturidade dos membros para a filiação.

Para Vitor, participar de em um movimento como esse é de suma importância para o crescimento da AgroFonte como uma empresa. “Contar com o apoio da federação no desenvolvimento da Empresa Júnior é primordial para atingirmos nossos objetivos. Além disso, proporcionamos aos membros da equipe uma vivência empresarial completa não só desenvolvendo suas capacidades de gestão e de sua área de atuação, mas também com a oportunidade de se envolver na rede do MEJ (Movimento Empresa Júnior).”, afirmou.

Ele acrescenta ainda que a Agrofonte contribuirá sendo uma difusora do MEJ no Campus Barbacena, apoiando os alunos no processo de criação de Empresas Juniores de diversos cursos. “Através dessa experiência fortalecemos a cultura empreendedora no Campus, o que nos possibilita impactar diretamente o público externo da cidade de Barbacena”, explicou.

Para o Diretor-geral do Campus Barbacena, professor Marcelo José Milagres de Almeida, a conquista dos estudantes irá abrir um leque de oportunidades para que os alunos, não só os participantes da Empresa Júnior, se interessem e participem de projetos que surgirão. Além disso, ele afirma que a oficialização da Empresa possibilita a abertura de vários mercados para os discentes.

Marcelo ressalta ainda que é papel do IF incentivá-los e dar oportunidades deles mostrarem seu potencial.  Segundo o Diretor, a vivência e a prática que terão com os projetos, proporcionarão experiências que a sala de aula  nem sempre consegue fornecer. “Nossos alunos possuem um potencial enorme e batalharam muito para oficializar a Agrofonte nessas duas federações. Quero parabenizar a equipe da Empresa e aproveitar para agradecer aos professores e servidores o apoio que os deram desde o inicio de sua fundação. É uma conquista muito grande para a Instituição”, finalizou.

Conheça a Agrofonte

A AgroFonte surgiu da necessidade de criação de uma Empresa Júnior focada em aplicar os conteúdos transmitidos em sala de aula na prática da vida profissional dos alunos. O projeto tem como objetivo realizar consultorias de qualidade para os produtores rurais e empresas do município de Barbacena e região. São realizadas consultorias nas áreas de agricultura, produção animal, gestão ambiental e tecnologia em alimentos.

A empresa que surgiu há cerca de um ano, busca atualmente fortalecer a marca dentro do Campo das Vertentes através da constante evolução do processo comercial que abrange os setores de marketing, negócios e projetos.

Com a pandemia do Coronavírus, as reuniões da Empresa estão sendo realizadas de forma remota. Além disso, a equipe que realiza as visitas aos produtores da região foi reduzida, sempre cumprindo todas as medidas de segurança. ”A pandemia obrigou que a empresa se moldasse e mesmo com inúmeros desafios a empresa está cumprindo com seu objetivo de crescimento, exemplo disso é o fechamento de diversos contratos com os nossos clientes e a filiação ao FEJEMG.”

Em comemoração à filiação nas federações, a equipe divulgou um vídeo de apresentação nas redes sociais oficiais da Empresa. Para assistir ou entrar em contato para consultorias o instagram é @agrofonte.junior. O contato pode ser feito também via e-mail: agrofonte.presidencia@gmail.com

Conheça a FEJEMG e a  Brasil Júnior

A Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais – FEJEMG – teve sua fundação em 1995 e atualmente, são 19 Instituições de Ensino Superior contempladas com 113 EJs federadas no estado. A Filiação tem o objetivo de fortalecer a rede que conecta jovens que empreendem ou querem empreender de todo o estado de Minas Gerais. Fonte: https://fejemg.org.br/.

A Brasil Júnior (BJ) é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores e compartilha com todos os empresários juniores o objetivo de tornar o MEJ um movimento reconhecido pelos diversos atores da sociedade por contribuir para o desenvolvimento do país por meio da formação de profissionais diferenciados. Ela é formada atualmente por 17 federações, representando 13 estados e o Distrito Federal. Conta com 236 empresas juniores, 11 mil empresários juniores e conta com 2,5 mil projetos por ano.

A Brasil Júnior é o órgão nacional do Movimento Empresa Júnior, trabalhando para fomentar e dar suporte às empresas juniores em todo o Brasil e representá-las para potencializar os resultados de nossa rede. A atuação ocorre pela definição conjunta de planos e diretrizes do Movimento, como o Conceito Nacional de Empresa Júnior. As ações são desenvolvidas por sua diretoria e, em cada estado, por sua federação local. Fonte: https://brasiljunior.org.br/conheca-a-brasil-junior.

Texto: Marcela Souza. Revisão: Coordenação de Comunicação.