Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Laboratório de Biologia da Conservação do Campus Barbacena desenvolve relatórios semanais sobre o comportamento do COVID-19

O projeto nasceu com o intuito de acompanhar a evolução e a dispersão do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. O trabalho, que é desenvolvido desde 19 de março de 2020 foi aprovado no Edital de Extensão de Enfrentamento à COVID-19.
Imagem

O Laboratório de Biologia da Conservação do Campus Barbacena, em parceria com o Grupo Brasil Verde está desenvolvendo relatórios semanais sobre o comportamento do Coronavírus no Brasil e no mundo. O trabalho, que é desenvolvido desde 19 de março de 2020 foi aprovado no Edital de Extensão de Enfrentamento à COVID-19.

O projeto nasceu com o intuito de acompanhar a evolução e a dispersão do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Para isso, reuniram-se grupos de pesquisadores, estagiários e colaboradores no intuito de entender como o vírus se comporta nas diferentes regiões e sob diferentes condições. Geraldo Majela, um dos fundadores do projeto, afirma que esses resultados poderão ajudar no combate e prevenção dessa e de futuras pandemias.

Os relatórios são compilados e apresentados em forma de gráficos e as avaliações são feitas diariamente com dados referentes ao Brasil e mundo. Nas análises mundiais, são utilizados dados das seguintes fontes: Organização Mundial da Saúde, Johns Hopkings University & Medicine, Washington University, Worldometer, Rastreador COVID 19, Our Wolrd In Data e ECDC Europa. Nas análises brasileiras, são utilizados dados do Ministério da Saúde, da Fiocruz, das Secretarias Estaduais de Saúde e do Observatório COVID-19.

Tais relatórios contam com informações como: dados gerais sobre o vírus, a situação no Brasil e em suas regiões, a situação mundial, número de casos atualizados, número de pessoas curadas, entre outros.

Parte da equipe está trabalhando remotamente e outra revezando horários no laboratório do Campus Barbacena. Para Majela esse trabalho é de extrema importância devido à tantas incertezas sobre a doença. “O público alvo do nosso trabalho é toda comunidade interna e externa, além de tomadores de decisão. Esperamos com a publicação semanal de relatórios expor de forma séria e científica a situação, dessa forma contribuindo para a tomada de decisões corretas.”

Os relatórios são divulgados semanalmente no site: http://grupobrasilverde.org.br/covid-19/

Nesse endereço é possível também encontrar os relatórios passados dos dias 15, 22, 29 de abril e 6 e 13 de maio.

Por: Marcela Souza - Revisão: Coordenação de Comunicação