Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor do Campus Barbacena escreve texto sobre a visita técnica

Professor do Campus Barbacena escreve texto sobre a visita técnica

Estudantes de Agronomia visitaram a empresa Kamará Agrícola.

O professor do Campus Barbacena José Alcir Barros de Oliveira escreveu um texto sobre a visita técnica dos estudantes de agronomia à empresa Kamará Agrícola. Leia o texto abaixo:

"No dia 6 de junho de 2022, o grupo de estudantes da disciplina de Extensão Rural juntamente com seu professor, o engenheiro Agrônomo José Alcir Barros de Oliveira, visitou a empresa Kamará Agrícola sendo recepcionados e acompanhados por um dos seus sócios, o Técnico em Agropecuária Ricardo José Pacheco. O objetivo foi ter uma aula prática com um profissional da assistência técnica rural e conhecer tecnologias atuais e adaptadas à realidade local e regional da atividade de olericultura (produção das hortas).

Como parte dos conteúdos teóricos abordados na disciplina, os discentes puderam conhecer no campo:

- As tecnologias adequadas à agricultura familiar na olericultura, atividade carro chefe da economia rural de Barbacena e região;

- A assistência técnica e a experimentação agrícola com unidades demonstrativas de práticas de manejo integrado em estufas, testes de variedades e uso de insumos;

- A produção sustentável de olerícolas como morango, tomate, pepino, alface, pimentão, repolho, dentre outras e

- As novidades tecnológicas do mercado da horticultura como plásticos, sementes, slebs, substratos e irrigação.

A empresa Kamará possui um viveiro de produção de mudas que garante a produção da agricultura local e regional na atividade de olericultura, além de assistir às famílias de agricultores e propiciar o desenvolvimento sustentável da produção na medida que usa de princípios de boa prática agrícola, produtos biológicos, sementes sadias e certificadas, cuidados básicos e racionais no manejo fitossanitário e de fertirrigação.

O técnico responsável pela área de produção e assistência técnica da empresa, Ricardo, ex-aluno da antiga Escola Agrotécnica Federal e um dos sócios da empresa ficou muito feliz com nossa presença, contando um pouco de sua trajetória de vida profissional, a história da empresa que nasceu no sítio da família e a atuação desta no mercado do agronegócio e no mundo do trabalho. Falou para os jovens, futuros agrônomos de campo, da importância da vivência junto aos agricultores com seus problemas e potenciais para que possa enfrentar, após formados com profissionalismo e ética, um setor muito concorrente e exigente de produtos, serviços e tecnologias sustentáveis.

Os discentes, após a visita, relataram o que segue nos trechos:

...Foi uma visita técnica de grande aprendizado, onde pude absorver muito conhecimento prático das etapas de produção de um viveiro e ainda entender importância e eficiência do uso de agentes de controle biológico...” (Rafaela); “... Gostei bastante de ter ido lá e conhecer de perto um lugar que é referência no semeio de mudas na nossa região. Achei bacana a didática dele em nos mostrar a realidade da nossa profissão tanto na parte técnica quanto a parte da comunicação que é uma parte que valorizo muito...” (Fernando); “... a visita foi muito importante pois a realidade de campo é diferente, foi bem proveitoso pois o Ricardo é uma pessoa que sabe passar conhecimentos com clareza, assim podemos observar que nossa profissão apresenta muitos desafios, mas que é bastante prazerosa seus resultados...” (Sarah). “...Conversando com o Ricardo eu percebi que além da parte social, ele também passa uma firmeza no que fala, mostrando que ele tem um vasto conhecimento na área. Então essa visita foi de importante aprendizado para vida profissional!!!!...” (Wilton); “... Um dos maiores aprendizados da visita técnica é o diálogo com um profissional com bastante experiência e bagagem no mercado, que de certa maneira nos mostra que ainda temos que aprender muito para ser um bom profissional, mas também que nos dá uma expectativa de sucesso na profissão...” ( Mateus).

Agradecemos mais uma vez, o apoio da empresa Kamará Agrícola em nome do técnico Ricardo José Pacheco pela parceria, amizade e apoio que sempre tem nos ofertado para o desenvolvimento sustentável do processo educacional na formação profissional agrícola."

Texto e fotos: José Alcir Barros de Oliveira