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Servidora do Campus Barbacena cria guia para estudantes dos Cursos Técnicos Subsequentes
O “Guia para estudantes dos Cursos Subsequentes” criado pela Técnica Administrativa Manuela Lucena é resultado de sua pesquisa de Mestrado e possui informações básicas sobre políticas públicas, práticas pedagógicas e legislações internas do Campus Barbacena. O guia é o primeiro material do IF Sudeste MG destinado aos estudantes dos cursos técnicos subsequentes.
Manuela conta que a ideia de criação do guia surgiu da percepção de que não há nenhum documento institucional no âmbito do IF Sudeste MG neste formato destinado especificamente aos estudantes dos Cursos Técnicos Subsequentes. Dessa forma, o objetivo principal do guia é a colaboração na redução das taxas de evasão por meio da propagação de informações que podem auxiliar na promoção da permanência. Além disso, ela conta que a escolha pelos estudantes-trabalhadores dos Cursos Técnicos Subsequentes se deu em razão do histórico que possuem na educação profissional. “Muitas vezes esse público vive à margem da sociedade e das ações das instituições. Trazer à tona essa realidade e reafirmar a necessidade de ações institucionais voltadas a esses estudantes são formas de colaborar para que eles tenham um percurso formativo emancipatório e uma inserção laboral qualificada e autônoma.”, afirma.
O guia é composto por 12 capítulos e apresenta o IF Sudeste MG, o Campus Barbacena, sua estrutura organizacional, divulga os cursos que são oferecidos, informa sobre as atividades que são desenvolvidas por cada profissional formado nos Cursos Técnicos Subsequentes, além de informar sobre a verticalização educacional na mesma área de formação técnica. O manual informa também sobre os serviços oferecidos pelo campus como o Núcleo de Ações Inclusivas, traz estratégias para o estudante melhorar o rendimento escolar, esclarece as dúvidas mais frequentes sobre o Regulamento Acadêmico de Cursos Técnicos de Nível Médio, apresenta informações sobre as bolsas da assistência estudantil, sobre o estágio curricular e programas e projetos que são oferecidos pelas Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão.
A capa do guia traz o desenho da fachada do prédio sede e cinco ícones que representam os Cursos Técnicos Subsequentes em Enfermagem, Informática, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho. Além disso, a capa também traz o QR Code, que permite o acesso digital ao guia. Na elaboração do manual foram usados recursos visuais como ícones, figuras, imagens, além de informações textuais. O manual também contém links que remetem o leitor a outras páginas referentes ao conteúdo abordado, facilitando a utilização do produto e o acesso a mais informações. “A princípio o guia seria direcionado apenas aos estudantes-trabalhadores, mas diante do trabalho realizado, este produto pode ser direcionado a todos os estudantes dos Cursos Técnicos Subsequentes.”, declara Manuela.
Para ter acesso ao guia completo basta clicar no link: pdf
Resultados da Pesquisa
Manuela Lucena conta que a pesquisa possibilitou tratar a temática da permanência dos estudantes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade Subsequente do IF Sudeste MG-Campus Barbacena a partir da perspectiva do próprio estudante-trabalhador, abordando as avenças e paradoxos que envolvem a relação trabalho e educação.
Os dados obtidos pela pesquisa revelam que a maioria dos estudantes-trabalhadores dos Cursos Técnicos Subsequentes do Campus Barbacena é do sexo feminino, negra, solteira, residente na zona urbana de Barbacena e não possui dependentes. Além disso, mais de 65% desses estudantes recebem remuneração entre meio e um salário mínimo.
Ao direcionar um olhar para os apontamentos desta pesquisa, pode-se verificar que a 75% desses estudantes iniciou suas atividades laborais antes dos 18 anos, ou seja, quando ainda cursavam o ensino fundamental e médio, revelando que a característica de estudante-trabalhador quase sempre lhes foi peculiar.
Em relação ao percurso formativo, 93,05% desses estudantes concluíram a educação básica em instituições de ensino públicas, e embora tenham um nível de escolaridade maior que a de seus genitores, eles, assim como seus pais, estão inseridos em atividades informais do setor terciário exercendo funções de baixo status social, o que evidencia a perpertuação da dualidade social e laboral. “Ademais, o fato de uma parcela dos estudantes manifestarem interesse em cursar uma graduação enquanto realizam um curso técnico profissionalizante revela a dualidade educacional que vivenciam.”, ressalta Manuela.
Além disso, os resultados da pesquisa evidenciam que a permanência do estudante-trabalhador na educação profissional é influenciada principalmente pelo contexto escolar que abrange práticas pedagógicas, políticas públicas e outras particularidades como infraestrutura institucional favorável, ensino gratuito e de qualidade e estágio remunerado, o que sinaliza a importância das ações institucionais e pedagógicas voltadas para esse público.
Por fim, também ficou evidenciado que a busca pela emancipação discente está relacionada a perspectivas de melhoria profissional e salarial. “Vislumbra-se que os argumentos e visões desses estudantes no que se refere a melhores condições e posições laborais e de estudo é atravessada pelo sentimento de superação da discriminação e exclusão social e da dualidade educacional na qual inserem-se na sociedade.” Finaliza.
Manuela Belo Lucena
A servidora Manuela é graduada em Direito, especialista em Direito Administrativo, Licenciada em Direito e mestra em Educação Profissional e Tecnológica. A servidora é Técnica Administrativa em Educação pelo IF Sudeste MG desde 2011 e atua pelo Campus Barbacena desde 2017.
A defesa da pesquisa intitulada “Desafios da permanência do estudante-trabalhador no IF Sudeste MG - Campus Barbacena: um estudo de caso nos Cursos Subsequentes” no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT foi realizada no dia 13 de abril., O evento se deu de maneira totalmente online, realizada pelo IF Sudeste MG. Esse cenário se fez necessário em razão do isolamento social imposto como uma forma de conter a disseminação da COVID-19.
O guia está em processo de registro na Câmara Brasileira do Livro, o que gerará um ISBN (International Standard Book Number). Esse registro permitirá que esse guia seja identificado em qualquer lugar do mundo.
Texto: Marcela Souza Revisão: Coordenação de Comunicação