Geral
Publicado mapeamento de processos da área de Gestão de Pessoas
A área de gestão de pessoas, ciente das necessidades institucionais, e não estando livre de sofrer com o aumento das demandas e a redução de sua equipe, tem buscado aprimorar a sua eficiência através da reorganização interna dos trabalhos.
Para isso, foram realizadas diversas ações destinadas a padronizar os procedimentos de prestação de serviço a toda a comunidade do IF Sudeste MG, além de terem sido produzidas diversas orientações no site institucional sobre cada benefício ou serviço (acesse o Painel do Servidor). Também se investiu na transparência ativa como mecanismo de emancipação da sociedade e de redução de solicitações (veja no Quadro Funcional).
Dando continuidade a este trabalho, foi realizado o mapeamento e a modelagem de 90 processos de trabalho da área de gestão de pessoas, sendo nove processos internos e 81 processos voltados para os clientes do setor. O objetivo desta ação é a melhoria dos serviços prestados para a comunidade do IF Sudeste MG, por meio do conhecimento visual da cadeia de tramitação de cada serviço/produto, desde a sua fase de solicitação até a sua entrega final.
Mas a Diretoria de Gestão de Pessoas pretende ir além da gestão de processos, pois busca não só a sua melhoria, mas também efetuar uma gestão por processos, por entender que as atividades do setor são parte de um todo e que contribuem decisivamente para o sucesso de outros processos dentro da instituição.
Ao trabalhar com foco na organização e no aumento da eficiência, a área terá uma contribuição mais decisiva para o alcance da missão institucional e poderá se dedicar com mais intensidade à atividade de gerir pessoas.
Para mais informações, está disponível um página dedicada ao assunto, na área da Gestão de Pessoas, no site institucional, denominada Mapeamento de Processos.