Geral
Estudante desenvolve proposta pedagógica com jogos de tabuleiro
Para a conclusão da pós-graduação em Metodologia da Educação Física Escolar, Jonathan Barra apresentou para a banca de avaliação sua pesquisa intitulada "Uma proposta didático-pedagógica à luz das perspectivas histórico-crítica e crítico superadora: os jogos de tabuleiro como conteúdo da Educação Física". Sob orientação do professor e coordenador da pós-graduação, Graziany Penna, o trabalho foi desenvolvido com o intuito de elaborar um mapeamento sobre publicações que abordam reflexões pedagógicas sobre o ensino dos Jogos de Tabuleiro.
O tema foi delimitado a partir da percepção de lacunas de produções e reflexões pedagógicas sobre o ensino dos Jogos de Tabuleiro, conteúdo pertencente à cultura corporal dos Jogos e que deve ser ensinado na escola. Os jogos podem ser eficientes no desenvolvimento de habilidades específicas dos alunos, estimulando o raciocínio, memória, concentração, coordenação motora, além de aprimorar o processo de aprendizagem através do ensino lúdico.
A pesquisa foi embasada através do mapeamento e revisão de artigos já publicados acerca do tema, norteados em concepções críticas da Educação e Educação Física, estabelecendo uma analogia através da utilização de jogos de tabuleiro nas salas de aula. A pesquisa bibliográfica permitiu a construção de uma base de dados para a análise e por fim propor uma unidade didática de trabalho com os Jogos de Tabuleiro nas aulas de Educação Física para o primeiro segmento do ensino fundamental.
Com a proposta de contribuir com as produções e reflexões sobre o trabalho didático-pedagógico, Jonathan propôs uma possibilidade de intervenção transpondo a teoria e levando para a sala de aula práticas com os jogos de tabuleiro que aprimoram o trabalho dos professores e professoras de Educação Física. “Além de poder contribuir com o trabalho de professores e professoras, o mais importante para nós com a pesquisa é tentar apresentar a importância de se garantir a socialização de um conhecimento, historicamente produzido pela humanidade, nas aulas de Educação Física”, afirma Jonathan.
"No que diz respeito à Educação Física esta pesquisa procurou destacar que este conteúdo acabou sendo negligenciado, dentro da área de Educação Física. Isto se deve por visões históricas de um passado não muito longínquo, que entendia esta área/disciplina como sendo restrita à formação esportiva e corporal, numa visão dualista de corpo e mente. Com relação à sua contribuição ao Instituto, entendo que esta pesquisa ajuda a fortalecer esta prática da cultura corporal que já ocorre (em geral, na forma de projetos de extensão) nas várias unidades. E estimula a participação mais efetiva da área de Educação Física com os jogos de tabuleiro", pontua Grazianny Penna.