Extensão
Campus JF é premiado no 34º Encontro Regional de Química
Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Campus JF participou pela quinta vez do Encontro Regional de Química. O evento aconteceu em Belo Horizonte e tem como objetivo promover uma integração entre a comunidade científica, divulgar as pesquisas na área e oferecer palestras e minicursos para estudantes de todo o país. A participação no encontro foi promovida pelo Laboratório de Pesquisa em Nanociência (LPEN) do Campus JF. Um dos trabalhos apresentados foi premiado como o melhor poster na área de química.
Durante o congresso, os alunos do curso de Engenharia Mecatrônica João Victor Firmino e Ingrid Machado apresentaram os projetos “Uma didática inclusiva: o uso da impressora 3D como ferramenta pedagógica para o Ensino de Química” e “Produção de Ferritas de Cobre a partir da reciclagem de placas de circuito impresso”, nos quais atuam como bolsistas sob coordenação da professora de química Denise Barros. O trabalho sobre o uso da impressora 3D foi eleito, entre mais de 420 trabalhos, como o melhor projeto de ensino na área.
“Competimos com as melhores universidades do país e ganhamos, isso é um reflexo da capacidade que temos como instituição e que devemos aproveitá-la cada vez mais! Os congressos são essenciais para conhecermos outros alunos, ideias e trabalhos. Para mim, como engenheiro, aprendi que a ciência não se faz sozinho.” comentou o aluno João Victor Firmino.
O LPEN já participou de 5 edições do evento, em 2011, 2013, 2015, 2018 e agora em 2022. Para a professora Denise, o encontro é um momento para os alunos aprenderem sobre diferentes áreas da ciência, suas aplicações e potencialidades, além de estabelecerem colaborações com outros pesquisadores.
Por Fábio Kelbert, estagiário de jornalismo sob supervisão de Laura Chediak