Geral
Campus JF estabelece parceria estratégica para impulsionar a inovação e o empreendedorismo na região
A assessora de Inovação do Campus JF do IF Sudeste MG, prof. Annik Marôcco, encerrou o ano letivo no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para troca de experiências e a identificação de oportunidades para fortalecer laços na área de inovação e empreendedorismo, com o olhar voltado para as perspectivas promissoras de 2024.
A gestora do Critt, Débora Marques, conduziu Marôcco por uma visita completa às instalações do centro, destacando setores estratégicos, como tecnologia, TI, marketing e gestão de pessoas. A diversidade de ambientes revelou um ecossistema robusto, proporcionando um panorama abrangente das potencialidades de inovação presentes na instituição.
Um dos pontos altos da visita foi a apresentação das possibilidades de capacitação oferecidas pelo programa "Trilhas de Conhecimento". Essa iniciativa visa capacitar os servidores do Campus JF na área de empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para a promoção da inovação. A proposta é alinhar conhecimento teórico e prático, preparando os profissionais para os desafios do cenário em constante evolução.
A reunião também se destacou pelo compromisso em estreitar a parceria entre as instituições, especialmente nas atividades finalísticas da política municipal de inovação. Entre os temas abordados estão a gestão de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, capacitações empreendedoras e a incubação de empresas. A colaboração busca potencializar o impacto positivo dessas ações na comunidade local.
Além da assessora de Inovação, a visita contou com a presença da direção do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Conhecimento (Nittec) do IF Sudeste MG, que já vislumbra metas para o ano de 2024. Entre elas, destaca-se a criação de ambientes dedicados à inovação e empreendedorismo, como startups, spin-offs e incubadoras de empresas.