Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Agosto 2024 > Alunos do curso técnico em Eventos realizam jantar temático com inspiração na cultura da região norte do Brasil

Evento propõe imersão cultural com pratos típicos e danças regionais, destacando a diversidade do local.

O curso técnico em Eventos do Campus Juiz de Fora promoverá um jantar temático focado na rica cultura da Região Norte do Brasil, com organização e planejamento feitos pelos próprios alunos. O evento, marcado para o dia 04 de setembro, tem como objetivo principal aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, proporcionando aos estudantes uma vivência real do mercado de eventos.

"A ideia do jantar temático sempre foi unir teoria e prática para garantir um aprendizado mais eficaz", explica a professora Maria Teresa Mansur, ao justificar que dessa maneira, ela acredita que os alunos conseguem ver a aplicabilidade do que aprendem nas aulas, tornando o aprendizado mais significativo.

Essa é a 14ª edição do jantar temático. Neste ano, pela primeira vez, o tema foi escolhido pelos alunos, que optaram pela Região Norte do Brasil. Segundo a professora, o que chamou a atenção de todos foi "a cultura muito distante da nossa, com comidas e tradições encantadoras. É como se fosse um outro país, tamanha a diversidade em relação ao Sudeste."

A Região Norte é conhecida por sua vasta biodiversidade e rica cultura, influenciada pelas tradições indígenas, africanas e europeias. A culinária da região é única, com pratos que utilizam ingredientes típicos como mandioca, peixes de água doce e ervas regionais. Durante o jantar, os convidados poderão experimentar pratos tradicionais, como o Tacacá, uma iguaria feita com tucupi, goma de tapioca e jambu, e o X-Caboclinho, um sanduíche regional com carne de sol e tucumã.

Os alunos se dedicaram a uma pesquisa aprofundada sobre a cultura nortista, o que se refletirá não apenas nos pratos servidos, mas também na ambientação do espaço. "O espaço será todo decorado com itens e referências que encontramos nessas pesquisas", destaca a professora. Além disso, o evento contará com apresentações culturais, incluindo um grupo de dança que exibirá as danças típicas da região, como o Carimbó e o Siriá.

Para garantir a autenticidade dos pratos, os estudantes contaram com a colaboração de duas convidadas especiais, nascidas na Região Norte, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre a culinária local. "Essas informações foram fundamentais para que pudéssemos mesclar pratos de diferentes estados, proporcionando uma experiência gastronômica rica e diversificada", afirma Maria Teresa.

Todas as novidades do jantar e outras informações podem ser conferidas na página oficial no Instagram: jantartematico_ifjf