Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Janeiro 2024 > Projeto Literamídia capacita terceira idade contra Fake News e é tema de dissertação de mestrado

A análise foi realizada pela colabora externa do projeto, Luciana Janizello, e mediu o impacto e eficácia da alfabetização midiática e combate às informações falsas.

O projeto de extensão Literamídia desenvolvido no Campus Juiz de Fora foi objeto de análise na dissertação da agora mestre Luciana Janizello. A pesquisa teve como objetivo mensurar o impacto das ações formativas para o consumo de informações que circulam nas diversas plataformas digitais e combate às fake news em um público específico: a terceira idade.

A autora foi bolsista do projeto que tem a coordenação do jornalista Pedro Farnese  e da bibliotecária Vânia Márcia de Paula. A dissertação, orientada pela prof. Carla Montuori Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP), resultou de uma abordagem que integra sistematizações teóricas e práticas, explorando a extensão universitária voltada para pessoas idosas, com foco na educação midiática e no enfrentamento dos desafios relacionados à produção e circulação de fake news.

O estudo destaca a importância da literacia midiática, entendida como a habilidade de produzir conteúdo de maneira responsável e crítica nas plataformas de mídia, como elemento fundamental para o exercício pleno da cidadania na era digital. A pesquisa aprofundou-se em definições relacionadas ao funcionamento das mídias digitais, abordando temas como bolhas virtuais, algoritimização e capitalismo de dados.

Para avaliar a eficácia do curso na promoção da competência crítica dos participantes, a dissertação optou pela metodologia de estudo de caso. Foram aplicados questionários em duas fases distintas, antes e após as aulas ministradas. A amostra de 17 integrantes, que frequentaram o curso de julho a dezembro de 2021, participou voluntariamente da pesquisa após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIP.

Os resultados revelaram que a literacia midiática representa um caminho promissor para proporcionar à terceira idade um acesso mais seguro e consciente às informações nas mídias digitais. A pesquisa destaca a literacia midiática como um instrumento que capacita os consumidores a distinguir com destreza as fake news, interrompendo seu compartilhamento e evitando decisões equivocadas.

O projeto Literamídia, conclui Luciana, emerge como uma iniciativa no enfrentamento dos desafios contemporâneos relacionados à desinformação.

Clique e leia a dissertação na íntegra.

Quer saber mais sobre o projeto Literamídia? Clique nos links abaixo:

Pequeno documentário em vídeo apresenta projeto de alfabetização midiática para população de terceira idade

Projeto de extensão chega ao interior de Pernambuco