Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Julho 2024 > Atenção estudantes do 1º ano integrado: inscrevam-se na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Iniciativa nacional promove conhecimento financeiro entre estudantes e é organizada em parceria com o Ministério da Educação, o Tesouro Nacional e a B3, a bolsa de valores do Brasil.

Os alunos do primeiro ano dos cursos técnicos integrados do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG têm a oportunidade de se inscrever na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira – OLITEF. As inscrições são gratuitas e abertas até 9 de setembro. As provas serão aplicadas presencialmente entre os dias 17 e 21 de setembro.

Sobre a OLITEF

A OLITEF é organizada em parceria com o Ministério da Educação, o Tesouro Nacional e a B3, a bolsa de valores do Brasil. As inscrições são gratuitas e abertas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. A competição oferece uma capacitação abrangente sobre finanças pessoais, investimentos, economia, orçamento, consumo e comportamento, apresentada de forma dinâmica e envolvente.

Detalhes da Competição

O período de inscrições se encerra em 9 de setembro. Após a inscrição, professores e alunos cadastrados terão acesso a materiais de preparação exclusivos na plataforma da OLITEF. A prova será composta por 15 questões de múltipla escolha e terá duração de 1h40. A aplicação das provas ocorrerá entre os dias 17 e 21 de setembro, de forma presencial nas escolas cadastradas.

Premiações

Escolas públicas participantes concorrerão, por sorteio, a um kit no valor de R$100 mil, com opções como biblioteca com mobiliário e livros, laboratório de informática, laboratório de robótica, laboratório de ciências, itens esportivos e materiais de construção. Diretores e professores das escolas contempladas que realizarem a trilha do conhecimento na plataforma também concorrerão a prêmios. Serão sorteadas duas escolas por estado, totalizando 54 premiadas em todo o Brasil. Os alunos poderão receber medalhas de ouro, prata e bronze, conforme sua classificação, além de certificados de participação.

Objetivos principais da OLITEF

Os principais objetivos da OLITEF são educar, engajar e empoderar os estudantes. A competição busca fornecer conhecimentos fundamentais sobre finanças pessoais, investimentos e economia; motivar os alunos a se interessarem ativamente pela gestão financeira por meio de competições e atividades práticas; e preparar os jovens para tomar decisões financeiras informadas, fomentando uma geração financeiramente consciente e responsável.

Organização Local

No Campus Juiz de Fora, a OLITEF está sendo organizada pelas servidoras Kelly Cristina Ferreira, Maria Luiza Firmiano Teixeira, Thaís Brito Dibo, Carolina Lopes e Juliane Ribeiro; e pelos servidores Luciano Polisseni e Luís Oscar de Araújo.

Para inscrição no evento, envie um email para olitef.ifsudestemg@gmail.com, com seu nome completo, série e curso.

Para mais informações, acesse o site da OLITEF ou siga o perfil oficial no Instagram .