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Pelo estudante e para o estudante: conheça o trabalho da C5 e da C9!

Na segunda edição da série de matérias sobre as comissões do Projeto Reencontro, saiba mais sobre o trabalho da C5 e da C9.
#Pratodosverem: Imagem com fundo azul claro com textura semelhante à uma parede de tijolos. No canto superior direito, há um desenho com fundo branco e a frase "Apenas com qualidade e segurança voltaremos. Antes disso, a certeza é que planejaremos". No canto inferior esquerdo, há a logo do Projeto Reencontro.

#Pratodosverem: Imagem com fundo azul claro com textura semelhante à uma parede de tijolos. No canto superior direito, há um desenho com fundo branco e a frase "Apenas com qualidade e segurança voltaremos. Antes disso, a certeza é que planejaremos". No canto inferior esquerdo, há a logo do Projeto Reencontro.

Na primeira edição da nossa série de matérias sobre o trabalho das comissões do Projeto Reencontro falamos sobre a C8, Comissão de Capacitação de servidores e estudantes em tecnologias digitais, plataformas, inovações pedagógicas nas áreas finalísticas; e sobre a C3, Comissão de Cuidados com os Servidores.

Na segunda matéria, vamos falar sobre a C5, Comissão de Cuidados com os estudantes; e sobre a C9, Comissão de Conectividade e acesso à internet dos estudantes. As duas comissões têm fundamental importância para garantir aos estudantes apoio e condições de acesso às aulas online do ERE, Ensino Remoto Emergencial. Ambas trabalham com foco no bem maior do IF Sudeste MG: seus alunos.

C5: Cuidando do nosso maior bem

À C5, Comissão de Cuidados com os estudantes, compete discutir, planejar e elaborar modelos para viabilizar ações de acompanhamento psicológico e assistência estudantil, e monitorar, levantar, registrar, orientar e acompanhar as condições de saúde dos estudantes.

Para viabilizar o acesso de todos os estudantes ao ERE, o IF Sudeste MG , com o apoio da C5, vem lançando editais de apoio. No momento, está em andamento o terceiro edital emergencial de auxílio para aquisição de serviços de internet e aquisição de equipamentos de informática.

Além disso, a equipe da Assistência Estudantil está recebendo e conferindo os documentos comprobatórios da aquisição de serviços de internet e equipamentos dos alunos beneficiários dos editais emergenciais já concluídos. A comissão também acompanha a frequência dos discentes no ERE. No SigaA, a C5 faz publicações semanais com dicas de saúde física e mental em tempos de pandemia, com ajuda da C10.

Paralelamente à estas ações, a Comissão faz o acolhimento das demandas dos estudantes, através de formulário disponibilizado no SigaA, e realiza ações de apoio psicológico.

Próximos passos

A C5 vai seguir atendendo às demandas dos alunos, manter a vigilância com relação à frequência dos estudantes nesse momento de ensino remoto emergencial e realizar a busca ativa dos alunos faltosos na tentativa de auxiliá-los, dentro do possível, para a retomada das aulas. As ações de apoio psicológico também continuam. E, além disso tudo: “Vamos nos preparar, junto às demais comissões temáticas do Projeto, para o grande Reencontro que todos nós tanto esperamos: o retorno às aulas presenciais, claro, quando for possível voltar com segurança”, planeja Margarete Moreira Coutinho e Silva, presidente da C5.

Margarete explica que a Comissão dividiu-se nos seguintes subgrupos de trabalho para as diversas ações realizadas: Acolhimento, Assistência Estudantil, Frequência, Discente público-alvo da educação especial e Apoio Psicológico. Confira o que cada subgrupo já realizou: 

Ações do subgrupo “Acolhimento”:

- Webinar de Boas Vindas e Lançamento da 1ª Mostra Cultural do IF Sudeste MG, em conjunto com a C6, Comissão de reorganização dos calendários acadêmicos;

- Participação, junto à Comissão Organizadora, na realização da Mostra Cultural “Paisagem da Janela”, que reuniu 30 apresentações artísticas de alunos e servidores do IF Sudeste MG;

- Publicações semanais no SigaA, em conjunto com a Comissão C10, de postagens contendo orientações sobre temas de saúde física e mental.

- Disponibilização de  formulário através do qual os estudantes podem encaminhar à C5 as suas demandas.

Ações do subgrupo “Assistência Estudantil”:

Foram abertos editais emergenciais de auxílio para aquisição de serviços de internet e para a aquisição de equipamentos de informática destinados aos estudantes em baixa condição socioeconômica. O objetivo de tais editais, afirma a presidente da Comissão, é garantir a inclusão de todos os estudantes diante da necessidade de acesso para as atividades do Ensino Remoto Emergencial no contexto da pandemia de Covid-19.

Ações do subgrupo “Frequência”:

O subgrupo elaborou um documento com indicação de fluxo para a realização de busca ativa dos estudantes faltosos. Esta ação objetiva auxiliar, dentro do possível, os estudantes na resolução de problemas que porventura tenham impedido o retorno às atividades acadêmicas remotas.

Ações do subgrupo “Discente público-alvo da educação especial”:

Foi elaborado, com o apoio do Fórum de Ações Inclusivas, o documento “Orientações para Acessibilidade no Ensino Remoto Emergencial”. O documento tem o propósito de orientar os docentes do IF Sudeste MG a organizarem as estratégias necessárias para estruturar e ministrar as aulas e atividades não presenciais e para orientar o acompanhamento dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais em suas turmas.

Ações do subgrupo “Apoio Psicológico”:

- Atendimentos com aconselhamentos individuais online;

- Rodas de conversa online;

- Campanha “Setembro Amarelo: pela valorização da vida”;

- Acolhimento das demandas dos docentes sobre questões dos estudantes que afetam o ensino-aprendizagem;

- Atendimentos individuais online aos pais ou responsáveis dos discentes;

- Realização de oficinas temáticas com orientação profissional e técnicas de estudos;

- Participação em publicações no SigaA com dicas de saúde mental.

Desafios

Para mim, desafio é a palavra de ordem quando se fala em educação no contexto de pandemia, e, principalmente, quando o isolamento social se torna essencial como medida de prevenção. Muitos desafios se apresentaram e vêm sendo vencidos diariamente. Enquanto pessoa, o grande desafio vem sendo adaptar o trabalho remoto às demandas familiares cotidianas, que especialmente para nós mulheres, sobretudo as mães, tem sido uma tarefa árdua e melindrosa que exige esforço, calma, compreensão e cumplicidade familiar. Enquanto presidente da Comissão C5, além do desafio das tarefas multicampi e remotas junto aos demais servidores que compõem a Comissão, o nosso desafio tem sido a preocupação constante em estar perto dos estudantes, compreender as suas necessidades e anseios diante da implantação do ERE e tentar auxiliá-los nessa caminhada para que, juntos, possamos obter sucesso e vencer esse momento tão difícil para todos nós”, afirma Margarete Moreira Coutinho e Silva.

C9: Manter todos juntos e conectados

A C9, Comissão de Conectividade e Acesso à Internet dos Estudantes, tem a atribuição de avaliar a infraestrutura de tecnologia da informação e possíveis alternativas para a execução das atividades operacionais relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Concluída esta etapa, a Comissão de Conectividade continua suas atividades, apoiando outras ações desencadeadas ao longo do Projeto Reencontro.

Não é difícil encontrar um estudante ou até um professor que tenha alguma queixa quanto à adaptação às aulas online. Mas, você pode imaginar o quanto de trabalho a C9 teve para que o ensino remoto se tornasse uma realidade no IF Sudeste MG?

A C9 vem atuando como uma comissão de apoio, de acordo com seu presidente, Leandro Rodrigues. E, em tempos de distanciamento social e de aulas online, a importância de tal apoio é imensurável.

A Comissão está auxiliando estudantes quanto a aquisição do serviço de conexão à Internet e à compra de equipamentos, trabalhando em conjunto com assistentes sociais para responder às dúvidas técnicas dos editais de inclusão digital. Além disso, a C9 está ajudando em algumas questões de suporte aos estudantes nas ferramentas utilizadas no ERE.

A C9 realizou e já concluiu estudos e a preparação da infraestrutura de Tecnologia da Informação necessários para viabilizar o Ensino Remoto Emergencial e também o levantamento das necessidades dos estudantes para a participação nas atividades remotas.

Segundo o presidente, foram levantados os recursos e tecnologias empregados no ensino remoto para estabelecer as necessidades dos estudantes em suas casas. Também foram realizados testes de capacidade e performance nos sistemas e na rede de comunicação para preparar o ambiente para a nova demanda. A C9 também prestou apoio às demais comissões no andamento dos benefícios de inclusão digital e de mediador digital, ajudando na elaboração dos editais, no atendimento de dúvidas dos alunos e nas orientações aos estudantes e à equipe de assistência estudantil.

A Comissão elaborou ainda uma minuta de instrução normativa que vai possibilitar o empréstimo de equipamentos aos estudantes caso seja necessário em algum dos campi.
Nesta fase do Ensino Remoto Emergencial, a C9 continua prestando apoio técnico às equipes de assistência estudantil e esclarecendo as dúvidas dos estudantes sobre a segunda chamada dos editais de inclusão digital. Quando necessário, a Comissão também auxilia fornecendo orientações técnicas para os professores.

Próximos passos

A C9 continuará prestando apoio técnico ao ERE. 

Desafios

Leandro Rodrigues acredita que o trabalho remoto, imposto pela pandemia, já é um desafio por si só: "O home office exige grande adaptação e experimentação de todos para a realização de suas tarefas. Isso se reflete na coordenação das atividades, trazendo dificuldades para a promoção do diálogo e o engajamento dos vários participantes, o que exige esforço para distribuir e apoiar as diversas tarefas".

Além das dificuldades para coordenar uma equipe em home office, a C9 precisou vencer obstáculos técnicos para garantir que o ERE se tornasse uma realidade: "Na parte técnica, também tivemos algumas dificuldades a serem vencidas, pois com os prazos bastante curtos, tivemos que aprender rapidamente uma forma de realizar aferições e projeções técnicas. Mas, felizmente, com muita dedicação, conseguimos cumprir as tarefas necessárias", avalia Leandro.

Trabalho Conjunto

Na avaliação do presidente, a C9 vem cumprindo bem os seus objetivos, e, tal êxito se deve, em grande parte, ao engajamento da equipe: “Os integrantes tiveram um grande engajamento aos trabalhos da Comissão. Graças a isso, conseguimos responder a todos os desafios que nos foram apresentados com a celeridade necessária, muito diálogo e zelo. Agradeço aos TAES, professores e estudantes pela dedicação e exemplo de trabalho integrado em prol de nossa comunidade”.



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