Geral
Nittec deposita patente de utilização de fécula de araruta como espessante de iogurte
No dia 5 de maio de 2023, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC) depositou um novo pedido de patente. Intitulado "Composição para iogurtes e processo de produção", o pedido busca proteger a inovação desenvolvida no campus Barbacena, que propõe uma alternativa ao uso do leite em pó na produção de iogurte tipo grego.
Esta variedade de produto lácteo é conhecido por sua textura espessa e cremosa e principal técnica utilizada para se obter essa textura é a adição de leite em pó na receita. Embora aumente a concentração de proteínas e gorduras do produto, esta técnica pode apresentar desvantagens, como a adição de lactose e a variação no teor de gordura. Buscando alternativas, a discente Mônica Fortes e o professor Gerson Valente encontraram na fécula de araruta uma solução promissora e desenvolveram, assim, uma nova tecnologia.
A utilização da fécula de araruta como espessante na produção de iogurte tipo grego pode representar uma alternativa interessante para a indústria de laticínios, pois possibilita a produção de um produto com características similares ao obtido com o uso do leite em pó, porém, com vantagens nutricionais e de composição diferentes.
A pesquisa realizada para o desenvolvimento da tecnologia e o depósito feito pela equipe do NITTEC reafirmam o importante papel desempenhado pelas instituições públicas nas áreas de pesquisa e inovação na busca por soluções para os desafios da indústria alimentícia e muitos outros.
Imagem de: Racool_studio no Freepik