Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 02 > IF Sudeste MG recebe novas bolsas de Iniciação Científica PIBIC-Af / CNPq

IF Sudeste MG recebe novas bolsas de Iniciação Científica PIBIC-Af / CNPq

Quantidade dobrou em relação ao número anterior; incremento deu-se a partir de parceria entre CNPq e Ministério da Educação
Imagem de Freepik

No último dia 24, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oficializou a informação de que o IF Sudeste MG seria uma das instituições escolhidas para receber incremento de bolsas a estudantes negros no âmbito do PIBIC-Af (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações afirmativas). O benefício deu-se a partir de parceria entre o Conselho e o Ministério da Educação (MEC), que levou o CNPq à suplementação do número de bolsas concedido no referido programa. Assim, o IF Sudeste MG foi contemplado com um aumento de 100% do número de auxílios direcionados a estudantes provenientes de ações afirmativas e, destes, 50% são exclusivos para estudantes negros.

Com este incremento, o IF Sudeste MG atualmente possui 121 bolsas fomentadas pelo CNPq, sendo: 16 bolsas PIBIC; 10 bolsas PIBIC-Af; 15 bolsas PIBITI e 80 bolsas PIBIC-EM. Uma evolução vem ocorrendo desde 2022, quando o IF Sudeste MG submeteu e obteve aprovação de propostas para as quatro chamadas públicas fomentadas pelo CNPq para cotas de iniciação científica nas modalidades:

1) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC);
2) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações afirmativas (PIBIC-AF);
3) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e
4) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM).

No ano seguinte (2023), o Conselho aumentou em 33% o quantitativo de bolsas concedidas ao IF Sudeste MG na modalidade PIBIC, 66% na modalidade PIBIC-Af e 36% na modalidade PIBITI.

Para além das bolsas do CNPq, vale destacar que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) concede 30 bolsas na modalidade PIBIC. Ainda assim, nos editais 2023/2024, o IF Sudeste MG fomentou com recursos próprios 50 bolsas na modalidade PIBIC e 4 bolsas na modalidade PIBITI. Segundo a Diretoria de Pesquisa, o objetivo é continuar trabalhando com comprometimento em busca de aumentar o número de auxílios frente a grande demanda institucional.

Ainda esta semana, o Comitê de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação avaliará a redistribuição das bolsas existentes, respeitando os critérios de classificação dos projetos aprovados no edital 10/2023. As bolsas terão duração de fevereiro a agosto de 2024.

A importância do comprometimento constante

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Sudeste MG passa, anualmente, por uma avaliação externa na qual avaliadores credenciados pelo CNPq avaliam o programa. No ano de 2023 esta avaliação ocorreu durante “ XII Simpósio de Pesquisa e Inovação” no Campus Barbacena, nos dias 9 e 10 de novembro de 2023. Neste evento, bolsistas de diferentes campi apresentaram seus trabalhos acompanhados de seus orientadores. Este momento que envolve a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPPI), as diretorias de pesquisa dos campi, professores orientadores e bolsistas é de suma importância para o instituto demonstrar a qualidade de suas pesquisas e o comprometimento com a iniciação científica institucional, podendo contribuir significativamente com o quantitativo de bolsas ofertadas na instituição.