Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 05 > “IF Solidário: Unidos pelo Rio Grande do Sul”: saiba como fazer sua doação
conteúdo

Destaque

“IF Solidário: Unidos pelo Rio Grande do Sul”: saiba como fazer sua doação

Com apoio de instituições parceiras, projeto do IF Sudeste MG retorna em novo formato para auxiliar as vítimas da maior tragédia climática do sul do país

PROEX_imagem_wide_if-solidario-3_2024-05-22

A tragédia que atingiu 446 municípios no Rio Grande do Sul, deixou pelo menos 146 mortos e prejudicou mais de 2 milhões de pessoas, ainda está longe de ser superada. Por isso, o IF Sudeste MG lança mão de um projeto já existente e une esforços em uma campanha especialmente voltada às vítimas do estado gaúcho: “IF Solidário: Unidos pelo Rio Grande do Sul”. A iniciativa é do IF Sudeste MG, enquanto membro da Rede Mineira de Apoio ao RS, composta também pelo IFTM, IFMG e Cefet-MG. Além delas, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) e os Correios são parceiros da campanha.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa, de duas formas: via Pix ou levando-se itens até os pontos de coleta. No primeiro caso, os recursos serão recebidos pela Fadepe e serão exclusivamente empregados na compra de água para as vítimas. O valor fica a critério do doador, que pode fazer a transferência copiando a chave aleatória abaixo ou lendo o QR Code que aparece a seguir:

39e312aa-5f43-4bfe-b185-851abb19d74a

Qrcode.png

Já as doações físicas podem ser feitas nos pontos de coleta de cada campus participante (veja lista). Segundo a Pró-Reitoria de Extensão do IF Sudeste MG, que coordena e articula o projeto, serão recebidos: 

- materiais de limpeza SECOS (ex: sabão em barra, sabão em pó…);
- materiais de higiene pessoal SECOS (ex: absorvente, sabonete, escova de dente etc);
- alimentos SECOS (ex: arroz, feijão, leite em pó, café, achocolatado);
- água potável.

Por que os itens precisam ser secos?
Inicialmente, os Correios estavam transportando doações de diversos tipos na mesma carga, o que levou ao desperdício de material seco, quando acidentalmente se rompia a embalagem de um item líquido.  É o que explica a pró-reitora de Extensão do IF Sudeste MG, Rosana Machado. Para evitar este tipo de incidente e otimizar as entregas, as cargas passaram a ser divididas entre itens secos, em geral, e carregamentos de água.  Ela também salientou que, para a campanha do Rio Grande do Sul, os Correios não estão fazendo o transporte de roupas, calçados, alimentos líquidos, material de higiene líquidos, brinquedos, etc. Assim, caso sejam feitas doações diferentes das listadas acima, elas serão direcionadas para as outras ações do IF Solidário.

Endereços para entrega de doações

Campus Barbacena
Segunda a sexta, das 7h às 17h, na portaria do prédio anexo.

Campus Juiz de Fora
Local: R. Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - Juiz de Fora - MG (hall de entrada do Campus Juiz de Fora)

Campus Avançado Ubá
Local: IF SUDESTE MG CAMPUS AVANÇADO UBÁ. Rodovia MGT 265, KM 83, R. Ubá, S/N - Horto Florestal, Ubá - MG

Campus Santos Dumont 
Local: R. Técnico Panamá, 45 - Santos Dumont, MG - Recepção do Campus

Campus São João del-Rei
Todos os dias (até 15 de junho), das 8h às 19h, no saguão do prédio I. A doação deve ser deixada em container azul identificado ao lado da Sala de Registros Acadêmicos.

Reitoria
Local: Av. Luz Interior, 360, bairro Estrela Sul, Juiz de Fora - MG. 
Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. As doações poderão ser entregues na portaria da unidade. No caso de servidores que tenham interesse, os itens poderão ser recolhidos em casa; basta enviar a solicitação pelo e-mail gabinete@ifsudestemg.edu.br. É necessário listar os itens e a quantidade, para organização da logística de recolhimento.

Além dos campi já mencionados, as unidades de Muriaé e Rio Pomba também apoiam o projeto, mas não possuem ponto de coleta.

Atualização constante

Como há mobilizações por todo o país em prol do Rio Grande do Sul, o IF Sudeste MG preocupa-se em incentivar a doação de itens cuja necessidade seja real e urgente. Assim, a ProEx está mantendo constante contato com a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), professora Marlova Benedetti, que vem fornecendo atualizações sobre eventuais mudanças quanto aos itens de maior necessidade entre as vítimas. Foi a gestora do IF gaúcho quem reafirmou, por exemplo, que a água continua a ser demandada como item essencial. “Em várias situações, ele acaba faltando, além de ser um item que os Correios continuam recebendo para destinação”, explica Rosana Machado, que vem recebendo as atualizações de maneira quase instantânea.

Rosana também enfatizou que os Correios estão em constante contato com a defesa civil do RS, motivo pelo qual foram escolhidos pelo IF Sudeste MG para se garantir a realização das entregas. “Por exemplo, na semana passada, os Correios suspenderam o recebimento de roupas, pois elas não são prioridade neste momento”, relatou Rosana. Assim, esta é mais uma forma adotada pela ProEx para manter a campanha atualizada e, consequentemente, atualizar também os doadores interessados em ajudar efetivamente.

Além da atualização de informações sobre a situação no RS, a campanha “IF Solidário: Unidos pelo Rio Grande do Sul” também atualiza a rede de parceiros.  

Dúvidas sobre o IF Solidário podem ser enviadas à ProEx, no endereço de e-mail é proex@ifsudestemg.edu.br.

Mais sobre o Projeto

Na perspectiva de auxiliar vítimas de tragédias e/ou situações de vulnerabilidade, o IF Solidário foi criado em 2022, a partir do trabalho conjunto para arrecadação de doações na Reitoria e nos campi do IF Sudeste MG. A proposta surgiu como uma espécie de desdobramento do então denominado projeto “Educação e Cidadania”, cujo objetivo era sanar emergências relativas à pandemia de Covid-19. Desde o ocorrido em Petrópolis (RJ), quando enchentes e deslizamentos fizeram 241 vítimas e deixaram inúmeros desabrigados* no município, o projeto se modificou, ganhando a atual denominação e caracterizando-se pelo fluxo contínuo, partindo da premissa de que sempre há comunidades e cidadãos necessitados da solidariedade alheia. Assim, campanhas de Natal para arrecadação de brinquedos, campanhas de inverno para destinar agasalhos a quem precisa, além de arrecadação de material escolar em época de volta às aulas são algumas das iniciativas que compõem o histórico do IF Solidário.

*Fonte: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/geociencias/article/view/17210