Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 07 > Chegada do IF Sudeste MG a São João Nepomuceno é tema de entrevista à Rádio do município

O reitor, André Diniz, e o professor Cleuber Raimundo, responsável pela implantação do novo Campus, foram os entrevistados

O reitor do IF Sudeste MG, André Diniz, e o responsável pela implantação do novo Campus, Cleuber Raimundo, participaram ontem, 15 de julho, de uma entrevista na Rádio Difusora FM de São João Nepomuceno, município que sediará a nova unidade do instituto.

O reitor destacou ainda a capacidade que a Rede Federal, da qual o IF Sudeste MG faz parte, tem de levar oportunidades aos interiores do país e, através da educação, transformar vidas, famílias e comunidades inteiras. "Ao penetrar em cidades do interior, o instituto oferece a oportunidade de o estudante entrar no ensino médio e sair com o diploma de graduação e até o título de doutor", apontou ele sobre a verticalização do ensino.

Durante as duas horas de uma conversa descontraída e entusiasmada, assuntos como a história e a natureza do IF Sudeste MG, os cursos oferecidos e a escolha da cidade para receber a nova unidade estiveram em pauta. André Diniz enfatizou que o instituto é público, ou seja, é para todos; é gratuito, portanto, não há cobrança de mensalidades; e oferece educação de qualidade, capaz de contribuir para o desenvolvimento das comunidades dos municípios e regiões onde está.

O professor Cleuber relatou que a chegada do IF Sudeste MG tem sido muito festejada pelo município e afirmou que a expectativa é que o instituto e a cidade cresçam juntos.

Cleuber explicou que o IF Sudeste MG já tem uma sede no município e que ela atende a todos os requisitos: a Escola Municipal Dr. Augusto Glória. No entanto, vislumbrando a possibilidade de crescimento, em breve será lançada uma Chamada Pública para doação de terreno.

Pedra fundamental já foi lançada

No dia 28 de junho, o governo federal lançou as primeiras pedras fundamentais de novos campi de Institutos Federais a serem criados no estado de Minas Gerais: Campus Quilombo Minas Novas e Campus São João Nepomuceno, sendo este último a mais nova unidade do IF Sudeste MG, assim como o Campus Caratinga.

A cerimônia aconteceu em Belo Horizonte (MG) e contou com a presença do reitor André Diniz, da pró-reitora de Extensão Rosana Machado, além da direção-geral dos campi Barbacena, Rio Pomba e São João del-Rei, o técnico administrativo responsável pelo futuro Campus Caratinga e até estudantes do IF Sudeste MG.

Os dois lançamentos foram os primeiros a serem feitos, dentre oito novos campi anunciados pelo Governo Federal em Minas Gerais, devido ao avanço no processo de implantação. São considerados quesitos como dominialidade (posse da União sobre o local de funcionamento), previsão de início das atividades e a assunção da responsabilidade sobre o campus por parte de um servidor efetivo. No caso de São João Nepomuceno, os primeiros alunos serão recebidos para o Programa Mulheres Mil e o professor responsável é o entrevistado, professor Cleuber Raimundo (Campus Rio Pomba) que também prestigiou o evento de lançamento das pedras fundamentais.