Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 07 > Primeira etapa do “Reitoria Presente” proporciona troca de experiências e colaboração; confira relatos
conteúdo

Destaque

Primeira etapa do “Reitoria Presente” proporciona troca de experiências e colaboração; confira relatos

Entre 22 e 26 de julho, equipe de gestores da Reitoria dedicou momentos de diálogo aberto a cinco campi do IF Sudeste MG

O nome do projeto já dá indícios de seu propósito: Reitoria Presente. É o momento anual de gestores da Reitoria fazerem-se literalmente presentes nos campi do IF Sudeste MG, concretizando o que muitas vezes o contato remoto não é capaz de realizar. A edição 2024 (segunda, no atual formato) começou em 22 de julho e parece garantir o cumprimento de seu propósito: proporcionar à comunidade acadêmica a oportunidade de compartilhar ideias, expressar dificuldades, sugerir mudanças e propor novos projetos

Marcada não somente por trocas, mas também por avanços na compreensão e execução da proposta, a primeira etapa de 2024 foi concluída na última sexta-feira (26), contemplando os campi Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Ubá e Cataguases, nesta ordem. Já a segunda fase terá início em 5 de agosto, com o encontro entre gestores e servidores em geral da própria Reitoria. Na sequência, vêm os campi Juiz de Fora (6/8) e Santos Dumont (7/8), finalizando em setembro com Bom Sucesso (2/9), São João del-Rei (3/9) e Barbacena (4/9).

Amadurecimento

Reitoria Presente - Manhuaçu2Para a pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Raquel Fernandes, o amadurecimento da parte de todos os envolvidos é algo que já aparece como um marco na edição 2024. Segundo ela, as primeiras visitas feitas por pró-reitores(as) e pelo atual reitor, André Diniz, aos campi, podia ser observado um certo estranhamento de servidores em geral, bem como dúvidas quanto ao propósito daquela presença nas unidades acadêmicas. “Aparentemente não se tinha esta rotina de toda a gestão fazer visitas com alguma periodicidade. Com isso, muitas das demandas apresentadas a nós não tinham a ver diretamente com a Reitoria, mas sim com a gestão local”, relembrou Raquel. Já na opinião do diretor-geral do Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares, a principal diferença do atual encontro em relação ao ano de 2023 foi o de realçar as conquistas da gestão para o desenvolvimento do IF Sudeste MG e elencar prioridades de demandas e projetos para a estruturação do Campus.

 Faz-se necessário ressaltar ainda que, num primeiro momento, o objetivo primordial do “Reitoria Presente” era conhecer as unidades de forma mais profunda, enquanto atualmente a intenção predominante é estreitar laços e identificar ações necessárias, conforme explica Raquel Fernandes. “A gente vê que agora já existe mais familiaridade, as pessoas já ficam mais à vontade para relatar os fatos, sem receio de que a gente pudesse estar ali em função de motivos capazes de prejudicá-las. Isso não existe”, assegurou a pró-reitora. 

Confira a seguir outros relatos sobre a etapa 1 do Reitoria Presente 2024     

Reitoria Presente Cataguases“Nossas conversas foram enriquecedoras, possibilitando entender de perto as necessidades, desafios e também as conquistas que fazem do nosso IF Sudeste MG um lugar tão especial para todos. Essas interações são fundamentais para fortalecer nossa comunidade e avançar em direção a um futuro ainda melhor.”

André Diniz (reitor)

“O encontro da gestão com os servidores foi um importante momento de diálogo e de transparência no relato de conquistas dos últimos anos, com destaque para o ano de 2023, bem como discutir estratégias e metas para o desenvolvimento do Campus Manhuaçu. No todo do IF Sudeste MG, foram inúmeras conquistas, mesmo em cenários de adversidades, tais como de limitação orçamentária, quadro reduzido de pessoal e dificuldades com empresas de projetos e execução de obras. Finalizada a apresentação, o reitor abriu espaço para o diálogo com os servidores, oportunidade para discutir e ouvir sugestões para a estruturação e consolidação do Campus, as quais contemplaram principalmente o quadro de servidores, orçamento, projetos de novas obras, apoio da reitoria para projetos prioritários do Campus, assistência estudantil, dentre outras. A presença da gestão do IF Sudeste MG no Campus é sempre carregada de aspectos positivos, de importância incontestável, pela integração com os servidores, oportunidade do diálogo e momento de ouvir a comunidade sobre as necessidades do Campus e também de realçar as conquistas.”

José Geraldo Soares (diretor-geral do Campus Manhuaçu)

“Apesar de ter poucas pessoas, foi muito interessante. Foi bom pra explicar certas coisas que o pessoal não entendia e também para desmentir algumas coisas, desfazer alguns discursos errados. O encontro foi muito produtivo e esclarecedor.” 

Elisete Reis (docente - Campus Rio Pomba)

Reitoria Presente Uba“A visita da Reitoria Itinerante no Campus Avançado Ubá foi muito importante para mostrar aos servidores as ações realizadas pela Gestão, durante o último ano. A conversa com os servidores foi bem interessante, podendo responder dúvidas sobre o ensino, pesquisa e extensão; apresentar os investimentos e números dos programas institucionais. A conversa com a gestão do Campus focou em buscar estratégias para a aquisição da nova sede e a reforma do prédio. Foram levantadas possibilidades de investimento no Campus e como melhorar o aporte de recursos para nossa unidade. Na reunião com os estudantes, o reitor pode ouvir os anseios, dificuldades e problemas enfrentados pelos discentes; os grandes dilemas que eles nos cobram todos os dias, como: transporte, climatização do Campus, entre outras demandas, incluindo de levar a sede para uma área mais urbana da cidade para facilitar o transporte dos estudantes.”

 Eduardo Pereira da Rocha (diretor-geral - Campus Avançado Ubá)

“Gostei muito de como é feito. Foi bem organizado, muito importante para os discentes saberem como está o desenvolvimento do próprio campus, como são as propostas e como está sendo executado. O reitor foi claro e aberto a tirar todas as dúvidas que surgiram.” 

Pedro Emerick (discente - Campus Muriaé)

“Eu participei pelo segundo ano, em dois momentos (gestores e demais servidores). A gente sempre tenta reforçar com a Reitoria essa necessidade da presença aqui, porque como a gente é um Campus mais distante, nem sempre é possível ter essas conversas presenciais com todos da Reitoria. E nós temos questões específicas de campus, que é bom discutir presencialmente, né? Foi um momento bom para conseguirmos discutir esses assuntos. Tivemos uma boa participação dos servidores, tanto em relação ao quantitativo, quanto em relação ao momento de fala, pois vários servidores conseguiram esclarecer suas dúvidas”.

Guilherme Lima (TAE - Campus Manhuaçu)

Texto: Elisa Franco
Imagens: arquivo pessoal André Diniz