Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 02 > Importância da educação é mote de discursos de colação de grau no Campus

Importância da educação é mote de discursos de colação de grau no Campus

Mais de 90 formandos participaram da solenidade no dia 7 de fevereiro. A cerimônia foi marcada pela entrega do diploma do primeiro aluno cego do IF Sudeste MG.

#Pratodosverem: Palco da formatura. O juramentista está com o braço esticado para a frente, falando seu texto. Os membros da mesa estão sentados. Na parte de baixo, os homenageados.

Mais de 90 estudantes de cursos de graduação colaram grau no dia 7 de fevereiro no Campus Rio Pomba. Os concluintes da turma de 2019 dos cursos de Administração, Agroecologia, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Matemática, Tecnologia de Laticínios e Zootecnia receberam o “canudo” em cerimônia marcada pela emoção.

“Sabemos que a educação é o pilar que sustenta a transformação de uma sociedade e hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas. Esta, sem dúvida, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir. Foram anos de dedicação até este tão esperado momento. Cada formando aqui presente tem uma história para contar e traz consigo um sentimento único de dedicação, superação e realização de um sonho”, declarou a oradora das turmas, Denise Fernandes.

O patrono das turmas, Bruno Gaudereto Soares, ressaltou a importância de que cada novo profissional leve para seus colegas de trabalho e familiares o que aprenderam na instituição. Não apenas as questões técnicas, mas também as morais. “Comprometam-se com a redução das desigualdades. Dialoguem, sejam sensíveis, tenham empatia. Compartilhem conhecimentos e retribuam ao mundo as oportunidades que lhes foram oferecidas. Não deixem escapar as oportunidades de viver”.

O reitor Charles Okama de Souza e o diretor-geral do Campus João Batista Lúcio Corrêa fizeram seus discursos em defesa da educação pública gratuita e dos Institutos Federais. “Estão fazendo o desmanche da estrutura educacional que já produziu muitos frutos com a falsa alegação de crise financeira”, argumentou Batista. “O Campus Rio Pomba é referência na rede por provocar mudanças em seu entorno. Levem o amor eterno a esta instituição. Defendam os IFs. É por meio da educação que conseguimos reverter este cenário”, concluiu o reitor.

#Pratodosverem: João Carlos de Melo recebe o cumprimento do reitor Charles Okama de Souza.

Inclusão

A entrega do diploma de um dos formandos emocionou todos presentes. João Carlos de Melo, que colou grau em Administração, foi o primeiro aluno cego a concluir um curso de graduação no IF Sudeste MG. Ele subiu ao palco para receber o diploma acompanhado da tradutora em Braille e servidora do Núcleo de Ações Inclusivas, Graziela Aparecida do Nascimento Rodrigues Pereira. O canudo e o certificado de conclusão de curso entregues ao formando foram traduzidos para Braille.

Foi feita uma homenagem especial a ele, lembrando da superação não apenas do estudante, mas também dos servidores para fazer uma instituição mais inclusiva. “João, você mostrou a nossa equipe o caminho que deveríamos seguir para auxiliá-lo. Sempre com esforço e responsabilidade. Nunca desistiu diante dos desafios que surgiam. Nos ensinou a reconhecer nossas lacunas e a trabalhar para amenizá-las. Você abriu caminhos para que outros estudantes com deficiência visual possam vir estudar aqui”.