Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Docente do campus Rio Pomba conquista primeiro lugar em prêmio de melhor tese de doutorado na UFV
conteúdo

Geral

Docente do campus Rio Pomba conquista primeiro lugar em prêmio de melhor tese de doutorado na UFV

Após vencer o Prêmio “Nélio José de Andrade” de Dissertação e Tese da UFV, o trabalho da egressa do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus Rio Pomba, Nataly de Almeida Costa, concorre em setembro ao Prêmio CAPES de Tese

A professora do campus Rio Pomba, Nataly de Almeida Costa, conquistou no último mês de maio o primeiro lugar na categoria de melhor tese de doutorado da Universidade Federal de Viçosa, no Prêmio “Nélio José de Andrade” de Dissertação e Tese. A cerimônia de premiação ocorreu na UFV, no dia 14 de maio, em evento que é realizado anualmente e tem como objetivo valorizar e dar visibilidade aos trabalhos mais relevantes desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV.

A tese da docente representará a UFV no Prêmio CAPES de Tese que ocorrerá no próximo mês de setembro. “Poder participar em uma das maiores premiações da ciência brasileira é uma honra. É uma oportunidade de divulgar a importância da pesquisa científica e dar visibilidade para as instituições que fizeram parte da minha trajetória acadêmica como o IF Sudeste MG Campus Rio Pomba e a Universidade Federal de Viçosa”, enfatiza Nataly.

Atualmente docente substituta no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (DCTA) do Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG, Nataly de Almeida explica que o processo de avaliação da tese foi realizado por uma banca externa a UFV composta por docentes com reconhecido mérito científico e/ou tecnológico e que utilizam como critérios a originalidade do trabalho, a qualidade do estudo, a relevância do tema e a produção científica gerada. “ A premiação representa o resultado de muita dedicação, estudo e pesquisa ao longo da minha carreira acadêmica e, principalmente, durante esses quatro anos de doutorado. Um trabalho de excelência realizado por toda equipe envolvida, como os meus orientadores, Prof. Afonso Mota Ramos e Profa. Érica Nascif Rufino Vieira e meus coorientadores, Profa. Eliane Maurício Furtado Martins e Prof. Paulo César Stringheta, que foram fundamentais para a consolidação do trabalho, além dos estudantes de iniciação científica, Laura Rodrigues Silveira, Ester de Paula Amaral e Gabriel Clementino Pereira que me acompanharam durante todo o experimento”, explica Nataly. 

A Tese

De acordo com a pesquisadora, a tese "Avaliação de novos materiais de parede de base vegetal para microencapsulação de probióticos por spray drying" consistiu em um estudo inovador que avaliou diferentes biopolímeros verdes como material de parede para microencapsular compostos sensíveis como os microrganismos probióticos. “Os resultados possibilitam a produção de micropartículas utilizando material natural, de alta disponibilidade e de baixo custo, sendo uma alternativa eficiente para manter a estabilidade desses microrganismos quando submetidos às etapas de processamento de alimentos como tratamento térmico e armazenamento. Essa descoberta aumenta a competitividade, possibilita o desenvolvimento de novos produtos funcionais e impulsiona o desenvolvimento da indústria de alimentos, promovendo a inovação, novos negócios, empregos e sustentabilidade”, esclarece Nataly.

 Oportunidades no Campus Rio Pomba

A docente destaca a importância do apoio dado à pesquisa no campus. “A instituição contribui com um incentivo fundamental para a pesquisa acadêmica como, por exemplo, os projetos de Iniciação Científica que foram fundamentais para despertar o meu interesse pela pesquisa. Participar desses projetos possibilita ao estudante um aprendizado prático no laboratório, incentiva o questionamento, a análise e interpretação dos resultados de maneira crítica, desenvolve habilidades de comunicação através da participação em eventos acadêmicos e apresentações de trabalhos. Além disso, a experiência com a Iniciação Científica é altamente valorizada por programas de pós-graduação, pois demonstra o comprometimento do aluno com a excelência acadêmica, bem como suas habilidades de pesquisa e análise”.

Nataly acredita que a oferta do mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos no IF Sudeste MG/Campus Rio Pomba possibilita a continuidade da formação acadêmica para os estudantes que desejam aprofundar seu conhecimento em uma área específica de estudo após a conclusão da graduação. “Os cursos de pós-graduação oferecidos no DCTA são de alta qualidade, com professores capacitados capazes de contribuir com a formação dos estudantes e prepará-los para cargos mais especializados em suas áreas de estudo. Além disso, a pós-graduação profissional possibilita aos alunos a oportunidade de interagir com outros estudantes e professores que compartilham interesses acadêmicos similares promovendo colaborações de pesquisa, networking profissional e oportunidades”, completa.

 Trajetória da docente

A carreira acadêmica da professora Nataly teve início quando ingressou no curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos no IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba, em 2013. “Participei de dois projetos de Iniciação Científica que foram fundamentais para despertar o meu interesse pela pesquisa e, principalmente, pela área de Alimentos Funcionais. Nesse período, tive a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas, ganhei experiência na rotina do laboratório, melhorei a escrita científica, publiquei trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Além disso, a participação como monitora de diferentes disciplinas também foi um fator importante para o meu desenvolvimento acadêmico”, enfatiza

Com a experiência adquirida no período em que estudou no campus Rio Pomba foi aprovada no mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Viçosa, em 2017, onde foi possível dar continuidade aos estudos relacionados com a adição de probióticos em diferentes matrizes vegetais.

Em 2019, ingressou no Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos na mesma Universidade. “Como já vinha trabalhando com adição de probióticos em produtos de base vegetal e observando os desafios para aplicação desses microrganismos, no doutorado optei por aplicar a técnica de microencapsulação para promover maior estabilidade e sobrevivência aos probióticos frente as etapas de processamento de alimentos. Ao longo desse período, publiquei artigos científicos em revistas de alto impacto, capítulos de livros e diversas participações em eventos nacionais e internacionais que contribuíram com a minha formação acadêmica e profissional”, completa Nataly Almeida Costa