Pesquisa
Capítulo de livro sobre coações políticas no Brasil tem autoria de professor do IF Sudeste MG
#pratodosverem: Imagem mostra divulgação do livro "Sanções e coações políticas no Brasil: degredos, desterros, exílios e deportações". Aparece indicação do capítulo 9: "Entre Cuba, Estados Unidos e Portugal: o exílio de Carlos Lacerda", de Márcio de Paiva Delgado. Imagem: Divulgação / Thoth Editora.
O livro "Sanções e coações políticas no Brasil: degredos, desterros, exílios e deportações", lançado pela Thoth Editora, tem a participação de um docente do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. O professor de História Márcio de Paiva Delgado escreve o capítulo 9 da obra, intitulado "Entre Cuba, Estados Unidos e Portugal: o exílio de Carlos Lacerda".
Organizado por Antonio Gasparetto Júnior e Francisco Bento da Silva, o livro reúne, em 14 capítulos, textos escritos por diversos pesquisadores de História do Brasil. Além do exílio e do retorno ao país, o capítulo escrito por Márcio Delgado contextualiza o papel de Carlos Lacerda durante as crises institucionais de 1945 a 1964.
Sobre o autor
Graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com Doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Márcio Delgado é professor efetivo do IF Sudeste MG desde 2013. Além de História Política Brasileira Republicana, atua, inclusive nas salas de aula do IF em Santos Dumont, em campos relacionados à História da Arte e à História da Ciência (texto divulgado pela Thoth Editora, adaptado).