Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Centro de Línguas traz ao IF conversas em inglês com profissionais de diversos países

Projeto "English chat sessions" terá próximo encontro na quarta-feira (4 de setembro), em um bate-papo com a professora costarriquenha Verónica Oguilve
#pratodosverem: Imagem mostra título "English Chat Sessions #2", indicando uma conversa em inglês com a professora Verónica Oguilve. Também aparecem uma foto da professora Verónica e a logomarca do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

A comunicação em inglês não é um recurso apenas para quem pretende visitar um país que tem esse idioma oficial ou para aqueles que desejam abrir portas em suas profissões. Estima-se que existam quase 1 bilhão e meio de falantes da língua em todo o mundo, dos quais muitos não são nativos. Por isso ela é uma ferramenta preciosa para que brasileiros consigam conversar com noruegueses ou espanhóis possam trocar experiências com senegaleses, ainda que nenhum dos países de origem tenha o inglês como língua oficial. O English Chat Sessions, novo projeto do Centro de Línguas e da Internacionalização no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, mostrará precisamente isso.

Em 14 de agosto, o Instituto Federal recebeu a professora alemã de escalada Lene Plesch, que participou da fase prática do projeto Arvoração, para uma conversa em inglês sobre a Alemanha e sua relação com o Brasil. Considerando que aquela atividade foi uma primeira experiência do modelo adotado pelo English Chat Sessions, o segundo encontro já tem dia, horário, local e convidada:

O auditório da unidade do IF Sudeste MG receberá na próxima quarta-feira (4 de setembro), a partir das 13h, uma conversa com a professora costarriquenha Verónica Oguilve, da Universidad Técnica Nacional (Costa Rica). PhD em Ensino de Línguas pela University of Arizona (EUA), ela participará do bate-papo de forma remota, com interação em tempo real para todos os presentes no auditório. O evento será aberto para todos os públicos e terá certificação (2 horas)*. Estarão em pauta as conexões linguísticas e socioculturais entre Costa Rica e Brasil, além de curiosidades sobre o país centro-americano.

Coordenada pelo professor Lucas Mendes, a equipe do projeto também conta com estudantes voluntários do Campus Santos Dumont: José Carlos Antônio de Souza Júnior, Allícia Maria Ribeiro Oliveira, Yasmim Aparecida de Jesus Cerqueira, Mayra Cristina Faria Rocha e Arthos Silva de Almeida. Outros encontros também já estão programados:

• Outubro: Emillio Sawh (Trinidad e Tobago);
  • Novembro: Sarah Petrovic (Suécia);
  • Dezembro: estudantes de intercâmbio da UFJF.

*Para estudantes que participarem de pelo menos três dessas ações e se engajarem nas atividades on-line propostas, a certificação no fim deste ciclo do projeto será de 40 horas.