Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Palestra a alunos da Matemática trata de inovações no ensino da disciplina
conteúdo

Pesquisa

Palestra a alunos da Matemática trata de inovações no ensino da disciplina

Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF conversou com os estudantes
#pratodosverem: Imagem mostra vice-coordenador do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF, professor Marco Antônio Escher, durante palestra a alunos do Campus Santos Dumont

#pratodosverem: Imagem mostra vice-coordenador do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF, professor Marco Antônio Escher, durante palestra a alunos do Campus Santos Dumont

A abertura do período letivo da Licenciatura em Matemática oferta aos estudantes do curso de graduação uma série de atividades, tanto para receber quem acaba de ingressar no Campus Santos Dumont quanto para aprofundar as reflexões sobre a profissão. Na noite de ontem (13), no Auditório da unidade do IF Sudeste MG, o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Marco Antônio Escher, ministrou às turmas a palestra “Educação Matemática: das experiências e o porvir”. 

A principal pauta que o professor levou aos alunos do primeiro, do terceiro e do quinto período do curso foi a distância que habitualmente existe entre a Matemática das escolas e a das “ruas”, uma espécie de sabedoria popular que muitas vezes permite às pessoas a solução de problemas do cotidiano que envolvem números e contas. De acordo com Marco Antônio, é necessário que os professores da disciplina também considerem e entendam esse processo, evidentemente sem descaracterizar suas aulas e seus métodos. 

Isso vale também para outra proposta apresentada pelo professor da UFJF, as chamadas feiras de Matemática. Elas são eventos que, em moldes similares aos das feiras de ciência, fazem os alunos interagirem com aspectos práticos da disciplina – não a partir da iniciativa do professor (que apenas cria as condições), mas pelo próprio interesse do estudante em entender o funcionamento de um conceito, por exemplo. 

No fim do evento, mediado pelo coordenador da Licenciatura em Matemática, professor Tiago de Oliveira, os estudantes esclareceram diversas dúvidas com o palestrante. A semana de abertura será concluída nesta sexta-feira, com a apresentação detalhada do curso aos novos alunos. Na quarta-feira, os professores Gabriel Conceição e Ilaine Campos conduziram uma mesa-redonda sobre “Educação Matemática: caminhos, percalços, representações e perspectivas futuras para a formação de professores”.

registrado em: