Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Poemas, slam e Covid-19: sequência didática de projeto do IF é apresentada em congresso

Desenvolvida no Observatório da integração Educação, Ciência e Trabalho, sequência foi levada por alunas e professoras ao XIII Congresso de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais em Barbacena

Ao afetar praticamente todas as esferas da sociedade e da nossa rotina, a Covid-19 passou a ser um elemento relevante também para a educação. Não porque seja um tema agradável, mas pela ideia de que o ensino deve estar conectado à vida em comunidade e às experiências dos alunos. Por isso o projeto "Observatório da integração Educação, Ciência e Trabalho", do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, oferece sequências didáticas a professores do Ensino Médio, para abordagem de determinados conteúdos a partir de atividades ligadas ao assunto. Uma das 12 sequências criadas, que propõe o trabalho com poemas para estudantes do 1º ano, foi apresentada na última sexta-feira (12) durante o XIII Congresso de Pesquisa e Extensão, da Unidade Barbacena da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Falaram sobre o projeto as alunas Carla Amorim e Joseani Netto e as professoras Priscila Guedes e Simone Muller, todas da pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea do Campus Santos Dumont e componentes da equipe de Linguagens do projeto de extensão. A ideia da sequência didática apresentada é possibilitar aos estudantes a chance de "compreender melhor a sociedade em que vivem e utilizar a linguagem para expressar a si mesmos e o mundo, revelando suas emoções e suas angústias, mas também expondo suas críticas".

As nove etapas previstas por essa sequência didática, que pode ser aplicada em 17 aulas (ou 14 horas e 10 minutos), são as seguintes: motivação; entrada temática; leitura de poemas; exibição de vídeos; tempestade de ideias; elaboração de poemas; produção cultural nas periferias; produção de slams (como são conhecidas as batalhas de poesias); batalha de poesias. Você pode saber mais sobre a sequência aqui e também conhecer os outros 11 planos de atividades e todo o material reunido pelo Observatório no site https://www.observatoriodaintegracaosd.com.br/.

Confira aqui a apresentação sobre o Observatório no III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Santos Dumont. O projeto é coordenado pelos professores Helton Nonato e Tiago Fávero.

registrado em: , ,