Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 05 > Professor do Campus São João del-Rei lança livro sobre Mindfulness
conteúdo

Destaque

Professor do Campus São João del-Rei lança livro sobre Mindfulness

A obra propõe que, por meio da prática meditativa (Mindfulness), é possível para o professor entrar em contato com seus próprios processos mentais, emocionais e relacionais
Exibir carrossel de imagens #Paratodosverem Capa de livro com um cérebro desenhado e o título Mindfullness para profissionais de educação

#Paratodosverem Capa de livro com um cérebro desenhado e o título Mindfullness para profissionais de educação

O Professor Alex Terzi, do Núcleo de Educação do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei lançou em final de abril o livro "Mindfulness para profissionais de Educação", pela Editora Senac São Paulo.

Fruto do trabalho de uma das ações seu pós-doutorado em Mindfulness e Estudos da Linguagem (UNIFESP/UFOP), a obra trata da criação do programa de Promoção da Saúde Baseado em Mindfulness para Educadores (MBHP-Educa, sigla do inglês Mindfulness-Based Health Promotion for Educators), desenvolvido por um grupo de educadores e de pesquisadores, do qual o docente do Campus São João del-Rei faz parte.

"O livro discute algumas contingências próprias da profissão docente, como: a frustração de ver um trabalho em desacordo com o planejado; a expectativa com relação ao desempenho dos alunos; a perda da motivação pelo exercício da docência; a alta carga horária da jornada de trabalho; e a dificuldade de conciliar as demandas pessoais e familiares com a vida profissional", explica Alex.

Sem a pretensão de fornecer uma fórmula mágica para a resolução desses desafios, a obra propõe que, por meio da prática meditativa (Mindfulness), é possível para o professor entrar em contato com seus próprios processos mentais, emocionais e relacionais, permitindo escolhas mais conscientes no agir profissional e também em sua vida pessoal.

Os autores também lançam um olhar acerca da maneira como é vivenciada a docência, nos seus complexos aspectos, e de que forma o aluno é considerado nesse processo.

A familiarização com a meditação, por meio de suas inúmeras práticas, pode propiciar um estado de presença, de (auto)cuidado, de empatia e de (auto)compaixão do professor com relação a si mesmo e na sua relação com o aluno.
Participaram também na escrita de capítulos do livro, os servidores Diogo Pereira Matos, do Campus São João del-Rei, e Ana Carolina de Almeida, do Campus Barbacena.

 

registrado em: