Extensão
Alunos do Ensino Médio Integrado visitam Museu de Ciências Naturais em BH
Imagina ter o privilégio de tocar um fóssil de dinossauro de 100 milhões de anos? Os alunos dos cursos do 3° ano do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei tiveram essa oportunidade na visita técnica realizada no Parque Municipal das Mangabeiras / Museu de Ciências Naturais PUC Minas em Belo Horizonte.
A visita aconteceu no dia 29 de setembro de 2022. No entanto, devido ao período de defeso eleitoral que ficou vigente entre 02 de julho e 30 de outubro, foi necessário esperar um pouco para contar essa aventura.
Graças a iniciativa da Professora Alessandra Furtado, as turmas puderam realizar a visita técnica, atividade relacionada com a Diretoria de Extensão e, como o Campus São João del-Rei não conta atualmente com motorista contratado, contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de São João del-Rei que cedeu o motorista para a realização da atividade.
Durante a visita técnica no Museu de Ciências Naturais, os alunos contados com uma visita guiada aos espaços e uma surpresa. O curador do museu esteve presente no Museu e convidou a turma a visitar a ala exclusiva de acesso a pesquisadores. Lá os alunos puderem ver de perto, e até tocar, em fósseis originais datados de mais de 100 milhões de anos.
“A atividade teve por objetivo principal a complementação didático pedagógica de disciplinas teórico/práticas dos cursos do ensino médio integrado ao técnico em Meio Ambiente e em Edificações e favorecer a integração entre os alunos e servidores”, reforça a Professora Alessandra Furtado, responsável pela visita.
Sobre o Museu de Ciência Naturais
Criado em 1983, o Museu de Ciências Naturais PUC Minas reabriu suas exposições à comunidade em agosto de 2002, no novo prédio especialmente projetado para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa, educação e lazer cultural.
O MCN PUC Minas abriga um importante acervo de zoologia. A coleção de paleontologia destaca-se pelas descobertas de mamíferos do Pleistoceno da América do Sul. As coleções de Vertebrados da fauna atual contemplam anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A equipe do Museu é composta de profissionais qualificados e de estudantes universitários que participam de diversos projetos.
O Museu é um espaço interdisciplinar da Universidade que complementa sua extensão de serviços à comunidade.
Sobre a importância das visitas técnicas
A participação nas visitas técnicas é considerada de grande relevância para os alunos de qualquer nível de escolaridade, pois é possível observar o ambiente real de uma empresa em funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização do trabalho e todos os fatores teóricos que estão implícitos nela.