Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2024 > 08 > Aluno do Técnico Integrado representará Minas Gerais no Jogos da Juventude

Aluno do Técnico Integrado representará Minas Gerais no Jogos da Juventude

Davi Silva Leal, ganha medalha de ouro na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG, na modalidade Taekwondo e irá representar Minas Gerais nos Jogos da Juventude
Exibir carrossel de imagens Aluno do Técnico Integrado representará Minas Gerais no JEBS

Aluno do Técnico Integrado representará Minas Gerais no JEBS

O esporte transforma. O esporte é importante para estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e pessoaisComo formas de estimular a integração, a responsabilidade, o comprometimento e a busca por uma vida saudável, o IF Sudeste MG Campus São João del-Rei vem investindo maciçamente para estimular a prática esportiva na unidade, em especial entre os alunos do Ensino Médio Integrado.

E com este investimento, vem as competições e o resultado.  O aluno do Técnico Integrado do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei, Davi Silva Leal, ganhou a medalha de ouro na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG, na modalidade Taekwondo (acima de 73kg), e irá representar Minas Gerais nos Jogos da Juventude. Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil - COB, entre 13 e 28/11, em João Pessoa/PB.

"Bom, eu já tenho o costume de estar competindo há um tempo já, então eu fui com bastante tranquilidade, foi a mais cansativa pela viagem que era longe e tive que dormir vários dias no alojamento. Mas a luta em si é divertida, o evento é bastante bem estruturado, os tatamis, os equipamentos, então eu achei bem interessante", afirma Davi Leal, aluno e participante da competição.

Segundo Davi, apesar da adrenalina da disputa, ele se diverte. E as expectativas para a próxima fase são positivas. Davi está treinando bastante e está focado nesse momento. "Estou assistindo as lutas além da minha pra poder entender melhor estilos diferentes de lutas de lugares diferentes e tá conversando com outros praticantes de taekwondo", reforça.

Como chegamos aos Jogos da Juventude

Para chegar a esta etapa, os alunos do Técnico Integrado participaram em abril do do JEM (Jogos Escolares Municipais) de São João del-Rei. Além da modalidade Taekwondo, participou com equipes (Futsal e Vôlei, feminino e masculino) e uma participação individual na modalidade Xadrez. Houve ainda competições em duplas, na modalidade Vôlei de Praia.

Parte dessas participações garantiram medalhas para o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei e a partir disso a participação na etapa estadual. A etapa estadual do JEMG ocorreu entre 05 e 10 de agosto, em Governador Valadares//MG.

Além da classificação do Davi para o JEBS no Taekwondo, os alunos do Técnico Integrado também representaram a cidade de São João del-Rei nos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG 2024, nas etapas microrregional (vôlei masculino) e regional (vôlei de praia masculino).

Na classificação geral da modalidade Taekwondo, o IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei ficou em terceiro lugar no Estado de Minas Gerais:

Aluno do Técnico Integrado representará Minas Gerais no JEBS

Como surgiu os JEM?

Tudo começou quando Cláudio Vaz se tornou coordenador de esporte em 1971 da Prefeitura Municipal em São Luiz, capital do Maranhão. Ele é considerado o “pai” do JEM.

“A competição foi criada com o intuito de incentivar os jovens a praticarem o esporte e tirar o mal do caminho deles. O esporte é uma forma de acabar com a violência e as drogas do caminho nos jovens atletas”, afirmou Cláudio Vaz em entrevista.

Como não tinha nenhuma competição na época, Cláudio Vaz resolveu ampliar para todo o Maranhão os jogos escolares. Trouxe algumas formas de incentivos às escolas, como a educação física. Montou um ginásio dentro do Nhozinho Santos, reunindo mais de 40 mil pessoas. Alcançou seu objetivo e deu aos novos atletas tudo o que ele não teve de incentivo em sua época de atleta juvenil.

O interesse dos alunos, de pais e professores fez com que os jogos fossem ganhando força e se federalizando. Tornou-se a maior competição intercolegial do Maranhão. O exemplo maranhense se multiplicou em diversos estados e municípios e atualmente, o JEM ocorre na maioria das cidades, desde pequeno a grande porte. Os vencedores das etapas microrregionais se classificam para as etapas estaduais e, por fim, participam do JEB.

Fonte: Conheça a história dos JEM´s na voz de seu fundador | VOLEIBOL MARANHENSE (wordpress.com)

Fotos: arquivo pessoal