Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2024 > 10 > Campus São João del-Rei entrega medalhas das olimpíadas do conhecimento

Campus São João del-Rei entrega medalhas das olimpíadas do conhecimento

Exibir carrossel de imagens CAMPUS SÂO JOÃO DEL-REI ENTREGA MEDALHAS DAS OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO
  • CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI ENTREGA MEDALHAS DAS OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO
  • "> IMG_0843.JPG
  • "> IMG_0844.JPG

CAMPUS SÂO JOÃO DEL-REI ENTREGA MEDALHAS DAS OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

No dia 04 de outubro ocorreu a entrega das medalhas e certificados da ONC, OBA e Obbiotec 2023 e 2024 para diversos alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Edificações/Meio Ambiente)

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

As professoras responsáveis pela ONC no Campus São João del-Rei, professoras Alessandra Furtado Fernandes, Monik Evelin Leite Diniz, Fernanda Maria do Nascimento Aihara, Viviane Vasques da Silva Guilarduci, para receberem seus certificados e as mesmas entregarão as premiações aos alunos.

Receberam as premiações referentes a ONC 2023:

Certificados de Honra ao Mérito:

VICTÓRIA VALE MANDU

JOÃO GABRIEL SOARES SOUSA

GABRIEL AUGUSTO CANTELMO DO NASCIMENTO

JOÃO PEDRO SANTOS VECCHIETTI

Medalha de Ouro:

GRAZIELLA MARIA LARA CORRADI

SOBRE A OBA

Já Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica  (OBA) é realizada anualmente desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) envolvendo alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Todos os alunos que participam recebem certificados e aqueles alunos que conseguem um aproveitamento maior que 70% são entregues medalhas de ouro, prata e bronze. Os medalhistas de ouro são convidados a participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e da Jornada Espacial. E por fim, a premiação na olimpíada ajuda na construção do currículo dos estudantes, que pode ser avaliado por algumas universidades.

Receberam as medalhas da OBA 2023:

Medalha de Bronze:

LUANA DE PAIVA CASTRO

MIGUEL AGOSTINI DO CARMO

Medalha de Ouro:

PEDRO HENRIQUE SANTOS DELFINO

Receberam as medalhas da OBA 2024:

Medalha de Bronze:

ISSAC DA SILVA PINTO MOTA

SALOMÉ NOÃN ASSUNÇÃO

JOAO VITOR DE PAIVA BESSA

SOBRE a OBBIOTEC

Quanto a OBBiotec é organizada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa em todo país, inclusive com o IF Sudeste MG. Tem como objetivo de contribuir para a melhoria da educação básica nacional, por meio do estímulo à aprendizagem de biotecnologia e da competição saudável que leve à busca por novas oportunidades, crescimento individual e desenvolvimento regional.

A professora responsável pela OBBiotec no campus São João del-Rei, professora Alessandra que entregará as premiações.

CERTIFICADOS DE HONRA AO MÉRITO:

GRAZIELLA MARIA LARA CORRADI,

IANE FRANCO SILVA,

JOÃO GABRIEL SOARES SOUSA,

MARIA LUIZA VIANNINI ASSUNÇÃO,

AUGUSTO ALVES DOS SANTOS,

VICTÓRIA VALE MANDU,

GABRIEL ALVES DOS SANTOS,

ICARO CARVALHO DA COSTA,

MARIANA APARECIDA DA SILVA,

SALOMÉ NOÃN ASSUNÇÃO,

NANDARA GABRIELA DE OLIVEIRA SILVA,

LUIS EDUARDO SANTOS VECCHIETTI,

AILA MITIDIERI CINTRA,

LORENA MAZZINI,

EDUARDA ROLIM CORRADI,

ANA LUÍSA SOUSA MAGALHÃES,

MARIANNA GUSE E SILVA.

Medalha Cientista do Futuro:

GABRIEL AUGUSTO CANTELMO DO NASCIMENTO

MIGUEL AGOSTINI DO CARMO

PEDRO GOUVEIA CALDEIRA

SOPHIA APARECIDA DOS SANTOS

Trofeu 3o LUGAR DA REGIAO SUDESTE:

RAUAN RONALD SELESTINO FERREIRA

Certificado Escola Destaque: Diretora Geral Professora Teresinha Moreira de Magalhães.

Medalha Professora Destaque 2023: Professora Alessandra Furtado Fernandes

Parabéns a todos os premiados.

Destacamos que a OBBiotec premia também os medalhistas com BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUNIOR.

No ano de 2023 a aluna Salomé Noãn Assunção, agraciada com a Medalha de Ouro, conhecida como “Medalha Cientistas do Futuro” recebeu Bolsa de Pesquisa e desenvolveu durante 2023 o Projeto intitulado Avaliação Comparativa da Qualidade Ambiental da Água, Esgoto Doméstico e Efluente Industrial do Bairro Tejuco: Um Estudo em São João del-Rei – MG”. A aluna teve como orientadoras as servidoras Alessandra Furtado Fernandes, Monik Evelin Leite Diniz, Fernanda Maria do Nascimento Aihara, Viviane Vasques da Silva Guilarduci, Bernadete Malta Barroso, Renata Vale.

E nesse ano de 2024, os alunos Gabriel Augusto Cantelmo do Nascimento e Sophia Aparecida dos Santos também foram agraciados com Bolsas de Pesquisa Júnior e desenvolvem os seguintes projetos respectivamente “Qualidade da Água do Rio das Mortes no Trecho do município de São João del-Rei – MG” e “Análise da qualidade microbiológica da água de consumo do IF SUDESTE MG – Campus São João del-Rei a partir de diferentes metodologias”. Os alunos tem como orientadoras as servidoras Alessandra Furtado Fernandes, Monik Evelin Leite Diniz, Fernanda Maria do Nascimento Aihara, Viviane Vasques da Silva Guilarduci, Bernadete Malta Barroso, Renata Vale.

ONC 2024

Na última semana saiu também o resultado da ONC 2024 e tivemos mais uma vez alunos agraciados são eles:

MEDALHA DE OURO:

Salomé Noãn Assunção