Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O Campus
conteúdo

CAMPUS BARBACENA

A Escola foi criada, pelo Doutor Diaulas Abreu, em 1910 pelo decreto nº 8.358 de 9 de novembro, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha, como Aprendizado Agrícola de Barbacena subordinado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Constituiu o 1º passo para a instalação do ensino agrícola no país.  Suas atividades foram iniciadas em 14 de junho de 1913, no governo do Marechal Hermes da Fonseca.

Ao longo dos anos, teve seu nome e subordinação muitas vezes modificada. Hoje, encontra-se vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC – do Ministério da Educação.

Em imponente estilo normando, a instituição possui uma área de aproximadamente 479 ha e uma grande diversidade de cursos, acompanhando as mudanças de cenários e sempre buscando atender as demandas da comunidade local e regional.

Atualmente, como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Barbacena, oferece cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados, engenharias, Proeja  e ensino à distância.

O Câmpus Barbacena desenvolve, por meio dos professores, alunos e servidores diversos projetos de pesquisa e extensão que atendem a comunidade interna e externa de Barbacena. Além disso, os estudantes podem participar de atividades esportivas e culturais.

O profissional, que o Câmpus Barbacena forma, tem conhecimentos científico, ético, crítico e empreendedor, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável em uma sociedade mais justa e solidária.


Galeria de Fotos


 

Localização

Sobre o Diretor Geral

Diretora-geral: Professora Vanessa Lúcia de Souza Lima

Possui Graduação  em Letras  pelo Instituto  Superior de Montes Claros. Graduação em Pedagogia pela Unimontes. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Claretianas.  Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Atua como Diretora de Ensino do Campus Barbacena.

Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia e Aplicabilidades das destrezas comunicativas em língua espanhola. Abordagens de ações inclusivas relacionadas à aplicação da Lei de Cotas.