CAMPUS BARBACENA
A Escola foi criada, pelo Doutor Diaulas Abreu, em 1910 pelo decreto nº 8.358 de 9 de novembro, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha, como Aprendizado Agrícola de Barbacena subordinado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Constituiu o 1º passo para a instalação do ensino agrícola no país. Suas atividades foram iniciadas em 14 de junho de 1913, no governo do Marechal Hermes da Fonseca.
Ao longo dos anos, teve seu nome e subordinação muitas vezes modificada. Hoje, encontra-se vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC – do Ministério da Educação.
Em imponente estilo normando, a instituição possui uma área de aproximadamente 479 ha e uma grande diversidade de cursos, acompanhando as mudanças de cenários e sempre buscando atender as demandas da comunidade local e regional.
Atualmente, como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Barbacena, oferece cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados, engenharias, Proeja e ensino à distância.
O Câmpus Barbacena desenvolve, por meio dos professores, alunos e servidores diversos projetos de pesquisa e extensão que atendem a comunidade interna e externa de Barbacena. Além disso, os estudantes podem participar de atividades esportivas e culturais.
O profissional, que o Câmpus Barbacena forma, tem conhecimentos científico, ético, crítico e empreendedor, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável em uma sociedade mais justa e solidária.
Galeria de Fotos
Localização
Sobre o Diretor Geral
Diretora-geral: Eliane Loschi da Silva
Eliane Loschi da Silva é técnica administrativa em Educação (TAE) com o cargo de pedagoga. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e mestra em Educação (área de concentração: Formação de Professores) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Servidora pública há 18 anos, atuou por quatro anos na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. No IF Sudeste MG desde de julho de 2010, atuou no Campus Muriaé, na Coordenação Pedagógica de Barbacena e como Diretora de Processos Seletivos, na Reitoria. Foi coordenadora do Registro Acadêmico do Campus Barbacena até setembro de 2024, orientadora no programa Mulheres Mil e representante dos(as) TAEs do Campus Barbacena no Conselho Superior do IF Sudeste MG.