Simpósio de Pesquisa, Inovação e Tecnologia
O Simpósio de Pesquisa, Inovação e Tecnologia foi criado em 2011 pela Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DPIPG). Desde o início, o evento buscou reunir pesquisadores cujos trabalhos se voltavam para a pesquisa aplicada, para as relações entre a educação tecnológica e os arranjos produtivos industriais locais, assim como tem procurado introduzir o debate sobre inovação entre os estudantes e professores e demais servidores do Campus. Dele fazem parte:
O Seminário de Iniciação Científica, que é uma oportunidade de jovens pesquisadores vinculados ao Ensino Técnico de Nível Médio e ao Ensino Superior de apresentarem os resultados parciais ou finais dos projetos de iniciação científica a que estão vinculados.
O Seminário de Inovação Tecnológica, que tem por objetivo difundir a cultura de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica estimulando a adequada proteção das inovações (patentes, marcas, registros, direitos autorais, transferência de tecnologia e ações inerentes) geradas pela comunidade interna e externa ao Campus Juiz de Fora.
A Mostra de Atividades Acadêmico-Científicas, voltada para os todos servidores do Campus Juiz de Fora no intuito de ser um canal aberto de trocas acadêmicas por meio da divulgação de pesquisas e outros trabalhos acadêmicos resultados de programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu a que se envolvem.
O evento é programado anualmente e ocorre em meio à Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (SECITEC). A partir de 2016, os Anais do Seminário de Iniciação Científica passaram a integrar os Anais da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura.