Você está aqui: Página Inicial > Editais > Juiz de Fora > Extensão > 2021 > 2021/01: Edital de bolsas de projetos de extensão > 2021/01: Seleção de bolsistas para projeto de extensão: Archeîon: sistema de gestão, em suporte digital, de acervos documentais do e para o arquivo histórico de Juiz de Fora
conteúdo

2021/01: Seleção de bolsistas para projeto de extensão: Archeîon: sistema de gestão, em suporte digital, de acervos documentais do e para o arquivo histórico de Juiz de Fora

Juiz de Fora
Extensão
1
2.021
Aberto(a)

O Arquivo Histórico de Juiz de Fora (AHJF) foi criado em 27 de abril de 1973, pelo então prefeito Itamar Franco, mas suas atividades logo foram interrompidas e caíram no esquecimento. O acervo ficou, então, condenado ao descaso e ao abandono até que, em 1985, a Prefeitura de Juiz de Fora, através de um convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora, iniciou a implementação de um projeto de organização, arranjo e descrição da documentação de valor permanente/histórico depositada nos “porões” de um prédio público. A partir de então deu-se início à recuperação e disponibilização do valioso acervo acumulado. Em julho de 1990 a Lei 7.772 autorizou a criação do Arquivo Histórico.

Os documentos custodiados pelo Arquivo Histórico de Juiz de Fora possibilitam conhecer aspectos diversos de nossa História econômica, social, cultural, política etc. Da produção cafeeira de meados do século XIX ao processo de industrialização e de prestação de serviços. Da opressão sobre as pessoas escravizadas à exploração dos operários. Das lutas dos cativos (fugas, criminalidade etc.) às greves operárias. Manter todo esse acervo não é tarefa fácil. Várias foram as iniciativas para viabilizar sua melhor conservação ao longo desses anos de existência que se fizeram com o apoio da Fundação Banco do Brasil e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Acompanhada a essas medidas também vieram ações voltadas à digitalização do acervo para melhor conservação e acesso dos usuários à pesquisa, sobretudo em história. Recentemente, o AHJF está sendo apoiado pelo Ministério Público de Minas Gerais que por intermédio do Instituto Müller Hill do Brasil (IMHB) doou recursos para a compra de uma estação de digitalização para que possa prosseguir nos seus trabalhos e para que se mantenha útil na sua essência e no atendimento ao cidadão juizforano.

Este projeto de extensão traz o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora para esse movimento sinérgico no sentido de desenvolver um sistema de gestão, em suporte digital, de acervos documentais do e para o Arquivo Histórico de Juiz de Fora.  Inserimos o mesmo na área temática de cultura atreladas as linhas de gestão informacional e patrimônio cultural, histórico e natural.

registrado em: Extensão, Editais, Juiz de Fora