“Observatório da Sustentabilidade” aborda emergência sanitária, insegurança alimentar e mudanças climáticas
“Assembleia do Futuro: Agenda 2050 - Diálogos sobre educação, território e uma nova sociedade sustentável pós-covid”. Estas palavras definem, de forma suscinta, o Observatório Global da Sustentabilidade (OGS), evento multi-institucional realizado no dia 13 de setembro, às 14h, e transmitido no canal oficial do IF Sudeste MG no Youtube. A participação é aberta a toda a comunidade acadêmica e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Acesse o formulário para envio antecipado de perguntas aos palestrantes.
O objetivo da discussão é abordar, inicialmente, três questões-chave: emergência sanitária, insegurança alimentar e mudanças climáticas. Isto porque estes pontos atestam a necessidade da vinculação internacional para superação das dificuldades do nosso tempo, como explica o diretor de diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG, Pedro de Freitas Damasceno da Rocha.
Ancorado no princípio na articulação de instituições do Brasil, da Argentina e do Chile, o OGS conta também com parceiros europeus, como a Finlândia. Busca-se a ação conjunta de instituições de ensino técnico e profissional aos territórios em que se localizam, de forma que tais IEs possam orientar e colaborar com a melhoria das condições de vida nessas comunidades.