Apresentação
A Qualificação do servidor é o processo de aprendizagem baseado em ações de educação formal, por meio do qual o servidor adquire conhecimentos e habilidades, tendo em vista o planejamento institucional e o desenvolvimento do servidor na carreira.
Consideram-se como modalidades de qualificação, para efeito deste texto, ações de qualificação presenciais e/ou à distância, assim definidas:
I- cursos de aperfeiçoamento: cursos de pós-graduação lato sensu, abertos a portadores de diploma de curso superior, ou cursos que visam a atualizar e a aprimorar conhecimentos e habilidades cuja carga horária mínima exigida seja de 180 (cento e oitenta) horas;
II- cursos de especialização: cursos de pós-graduação lato sensu que têm por objetivo preparar profissionais já graduados, em áreas específicas de estudos, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, de acordo com a legislação em vigor;
III- mestrados: cursos de pós-graduação stricto sensu, de acordo com a legislação em vigor;
IV- doutorados: cursos de pós-graduação stricto sensu, de acordo com a legislação em vigor;
V- pós-doutorados: programas de pós-graduação, de acordo com a legislação em vigor.
As ações voltadas para a qualificação do servidor são geridas pela Comissão de Capacitação do Servidor (CCS) e pela Coordenação/Diretoria de Gestão de Pessoas de cada unidade. As principais ações desenvolvias neste contexto são: a construção dos planos de qualificação, a concessão de afastamentos integrais, a concessão de qualificação em serviço e o Programa de Apoio à Qualificação (PROAQ). Além disso, também estão incluídas nestas ações os cursos oferecidos em parceria para qualificação de servidores do IF Sudeste MG, tais como turmas por convênio, MINTER e DINTER.
Contato
E-mail: proppi@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4113