PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO
Tornar-se um estagiário é, digamos, um dos primeiros passos para a vida profissional! Elaborar currículo, se preparar para entrevistas, providenciar a “papelada”, frequentar um ambiente de trabalho... São muitas novidades para se adaptar, o que requer muita organização e responsabilidade do estagiário para que tudo dê certo!
É estudante e procura sua primeira oportunidade no mercado? Então, você provavelmente tem algumas dúvidas. O ato educativo escolar é a melhor opção para inserir um jovem no mercado. Contudo, ele possui regras estabelecidas pela LEI Nº 11.788 DE SETEMBRO DE 2005 e elas devem ser bem entendidas. Fique por dentro!
__________________________________________________________________________________________________________________________
O QUE É EMPRESA CONCEDENTE DE ESTÁGIO? 🏬
👉 LISTA DE EMPRESAS CONVENIADAS
EMPRESAS: SE VOCÊ QUER DIVULGAR UMA VAGA DE ESTÁGIO OU EMPREGO AOS NOSSOS ALUNOS. PREENCHA O FORMULÁRIO: Divulgação de Oportunidade de Estágio e/ou Emprego (<---clique aqui)
EMPRESAS: PARA PROVIDENCIAR O TERMO DE CONVÊNIO DE ESTÁGIO COM NOSSA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E CONTRATAR ALUNOS PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO. POR FAVOR LEIA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:
TERMO DE CONVÊNIO DE ESTÁGIO
1º Passo: Preencha o Requerimento de Convênio (<---clique aqui)
2º Passo: Anexe no requerimento as cópias dos documentos: Contrato Social , CNPJ - Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral <---clique aqui) e/ou Registro do Conselho, Identidade e CPF do responsável pela empresa (A pessoa que vai assinar o termo de convênio)
3º Passo: Se você tiver um modelo próprio de Termo de Convênio de Estágio anexe ao formulário.
🛑 IMPORTANTE: Caso não tenha, providenciaremos o documento e vamos encaminhar para assinaturas dos responsáveis. As assinaturas devem ser realizadas digitalmente, utilizando a plataforma de sua preferência. Abaixo, sugerimos algumas opções gratuitas para facilitar o processo:
________________________________________________________________________________________________________________________
INÍCIO DE ESTÁGIO => POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:
🚩 Se a empresa te solicitou uma declaração que comprove a necessidade de estágio. Preencha o formulário: Carta de Apresentação (<---clique aqui)
🚩 Antes de iniciar as atividades de estágio nos envie o Requerimento de Estágio (<---clique aqui) com as informações que providenciaremos o documento e as assinaturas.
🚩 O prazo para análise dos documentos é de 10 dias úteis. Portanto não inicie o estágio sem estar com toda documentação assinada e aprovada
🛑 ATENÇÃO: Se você não tiver um modelo próprio de Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades. Providenciaremos o documento e vamos encaminhar para assinaturas dos responsáveis. As assinaturas devem ser realizadas digitalmente, utilizando a plataforma de sua preferência. Abaixo, sugerimos algumas opções gratuitas para facilitar o processo:
PARA ORIENTAÇÕES DURANTE O SEU ESTÁGIO -> POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:
👉 Se for necessária alguma mudança o seu Termo de Compromisso de Estágio, preencha o Requerimento de Aditivo ao Estágio (<---clique aqui)
🛑 ATENÇÃO: Se você não tiver um modelo próprio do Termo Aditivo. Providenciaremos o documento e vamos encaminhar para assinaturas dos responsáveis. As assinaturas devem ser realizadas digitalmente, utilizando a plataforma de sua preferência. Abaixo, sugerimos algumas opções gratuitas para facilitar o processo:
👉 ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIOS: De acordo com a Lei 11788/2008, VII – aluno e a empresa concedente de estágio devem enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de 6 (seis) meses, relatório de atividades, com vista obrigatória ao estagiário. Preencha o seu relatório no SIGAA - Central de Estágios. Caso tenha problemas com o preenchimento no sistema, apresente esse modelo de 👉 Relatório de Acompanhamento de Atividades através do formulário Envio do Relatório de Acompanhamento de Estágio para análise e assinatura (<---clique aqui)
PARA A FINALIZAÇÃO DO ESTÁGIO, POR FAVOR LEIA ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:
✔📢 Se as atividades terminarem antes do período definido no seu Termo de Compromisso de Estágio, preencha o Requerimento de Rescisão (<---clique aqui)
✔📢 De acordo com a Lei do estagiário, a Instituição de ensino deve elaborar normas complementares e instrumentos de avaliação dos estágios de seus educandos. Dessa forma, ao terminar o seu estágio, providencie o 👉 Relatório Final de estágio e envie para Envio do relatório final de estágio para análise e assinatura (<--clique)
✔📢 ATENÇÃO: Somente após a aprovação do relatório será possível solicitar o seu diploma
✔📢 Se as suas atividades de estágio foram realizadas antes do ano de 2021, favor anexar ao relatório a cópia do Termo de Compromisso de Estágio + (aditivos e Rescisão - quando houver).
✔ 🛑 O Curso de Licenciatura em Física possui modelo próprio de relatório e a sua elaboração é acompanhada pela Professora Vilma. Dessa forma, pedimos que entrem em contato com a professor orientador de estágio ou com a coordenação do curso.
ATENÇÃO: As assinaturas devem ser realizadas digitalmente, utilizando a plataforma de sua preferência. Abaixo, sugerimos algumas opções gratuitas para facilitar o processo:
SE VOCÊ POSSUI ALGUMA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL , POR FAVOR LEIA ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES
🔊 Se você já tem alguma experiência profissional como autônomo ou já trabalhou em alguma empresa, nos envie o Requerimento e Relatório de Experiência Profissional (<--clique Atenção com a página 3 na qual são solicitadas várias informações e com a última página) para análise e assinatura
🔊Atenção: As assinaturas devem ser realizadas digitalmente, utilizando a plataforma de sua preferência. Abaixo, sugerimos algumas opções gratuitas para facilitar o processo:
🔊 Envie através do formulário Envio do requerimento de experiência profissional para aproveitamento de estágio (<--clique)
🛑 IMPORTANTE: Alunos dos CURSOS A DISTÂNCIA não podem solicitar o aproveitamento de experiência profissional.
🛑 IMPORTANTE: Alunos dos CURSOS DE TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS por orientação do CRECI precisam fazer o estágio, obrigatoriamente.
SE VOCÊ POSSUI PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS, CURSOS, EVENTOS, TREINAMENTO PROFISSIONAL, MONITORIA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PROJETOS DE ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO OU OUTRAS PARTICIPAÇÕES. VOCÊ PODE SOLICITAR O APROVEITAMENTO DE MODALIDADES PARA ESTÁGIO OU PRÁTICA PROFISSIONAL.
CURSOS TÉCNICOS, LEIAM ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES ABAIXO PARA SOLICITAR O APROVEITAMENTO DE MODALIDADES.
🔈🔈🔈 Se necessário, consulte o 👉 Regulamento Acadêmico dos Cursos de Educação Profissional Técnica de nível Médio - Modalidades: Presencial e a Distância, em seu Capítulo 4, Artigo 9º diz que: “Quaisquer das modalidades de prática profissional devem ser elaboradas com o devido registro e realizadas sob a orientação de um professor e/ou servidor técnico administrativo, que atua no curso, do corpo permanente do IF Sudeste MG". Consulte também 👉 a Resolução 13/ 2018 - IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora.
🔈🔈🔈 1º Passo: Preencher o 👉 Requerimento de Aproveitamento de Modalidades (<---clique aqui) (após preencher, salve-o em PDF)
🛑 IMPORTANTE : As assinaturas devem ser realizadas digitalmente, utilizando a plataforma de sua preferência. Abaixo, sugerimos algumas opções gratuitas para facilitar o processo:
🛑 IMPORTANTE: Os alunos dos Cursos Técnicos em METALURGIA, DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, TRANSPORTE RODOVIÁRIO E EVENTOS , devem enviar junto com o requerimento o 👉 RELATÓRIO DE PRÁTICA PROFISSIONAL - CURSOS TÉCNICOS (<--clique), salvando em PDF a versão final que você for nos enviar.
🔈🔈🔈 2º Passo: Envie por aqui o seu Requerimento, as Cópias dos certificados e/ou declarações de participação em atividades e o relatório (se for o caso) <--clique aqui)
CURSOS DE GRADUAÇÃO: LEIA ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES ABAIXO PARA SOLICITAR O APROVEITAMENTO DE MODALIDADES.
📣Para alunos da Graduação, também devem enviar o 👉 RELATÓRIO DE APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES - GRADUAÇÃO <--clique aqui) (salve em PDF a versão final que você for nos enviar). Além disso, para estes alunos, apenas são considerados para o aproveitamento os projetos de ensino, pesquisa ou extensão de acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 e Projetos Pedagógicos dos cursos.
🛑 IMPORTANTE: As assinaturas devem ser realizadas digitalmente, utilizando a plataforma de sua preferência. Abaixo, sugerimos algumas opções gratuitas para facilitar o processo:
Para todas as situações citadas acima, enviei o seu requerimento para Envie por aqui a sua documentação: Requerimento - Relatório e Cópia dos certificados e/ou declarações de participação <--clique aqui)
🛑 ATENÇÂO: Alunos dos CURSOS A DISTÂNCIA não podem solicitar o aproveitamento de modalidades.
🛑 ATENÇÃO: Alunos dos CURSOS DE TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS por orientação do Creci precisam fazer o estágio, obrigatoriamente.
PROFESSORES E ALUNOS LEIA ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES ABAIXO PARA PEDIDO DE DECLARAÇÕES
📑 PARA PROFESSORES => DECLARAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS
📑 PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO => APROVEITAMENTO DE HORAS DE ESTÁGIO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES
_________________________________________________________________________________________________________________________
ABAIXO ESTÃO NOSSOS CONTATOS PARA DÚVIDAS E OUTRAS ORIENTAÇÕES
Coordenação de Estágio / Diretoria de Extensão - DEX - Rua Bernardo Mascarenhas, 1283
B. Fábrica – CEP 36.080-001 – Juiz de Fora/MG ☎ Tel. (32) 4009-3006 - WhatsApp (32) 98469-7385
Título | Tipo |
---|---|
Legislação | Link |
Coordenadores de curso | Página |
Professores Orientadores de Estágio | Página |
Dúvidas Frequentes | Página |
Oportunidades (emprego, estágio e bolsas) | Link |