Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > 111 anos do IF Sudeste MG- Campus Barbacena

111 anos do IF Sudeste MG- Campus Barbacena

O IF SUDESTE MG – CAMPUS BARBACENA foi criado em 1910 pelo decreto nº 8.358 de 9 de novembro, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha, como Aprendizado Agrícola de Barbacena subordinado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Constituiu o 1º passo para a instalação do ensino agrícola no país. Suas atividades foram iniciadas em 14 de junho de 1913, no governo do Marechal Hermes da Fonseca.

Ao longo dos anos, teve seu nome e subordinação muitas vezes modificada. Pela lei nº 8.731, de 16 de novembro de 1993, passou a ser uma autarquia vinculada à Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação e do Desporto. Hoje, encontra-se vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC – do Ministério da Educação.

Em imponente estilo normando, a Sede da Escola abrange uma área de 479 hectares e possui grande diversidade de cursos, acompanhando as mudanças de cenários e sempre buscando atender as demandas da comunidade local e regional.

Atualmente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Barbacena oferece  os seguintes cursos, todos GRATUITOS e de QUALIDADE:

• Cursos técnicos:

Os cursos técnicos capacitam o aluno com conhecimentos teóricos e práticos, de forma mais focada e rápida, para atuação no setor produtivo. Buscam formar profissionais para o mercado de trabalho, mas também são capazes de preparar para uma formação mais ampla, permitindo ao aluno prosseguir nos cursos superiores. Entenda as modalidades:

Integrado

Nesta modalidade, o aluno faz o Curso Técnico integrado ao Ensino Médio, ou seja, ao mesmo tempo, e ambos no IF Sudeste MG. Para ingressar, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental ou concluí-lo até a data da matrícula. Nesta modalidade, no Campus Barbacena, são oferecidos os cursos de Agroindústria, Agropecuária, Hospedagem e Química

Concomitante

Nesta forma de oferta, o aluno faz o Curso Técnico e o Ensino Médio também ao mesmo tempo, mas somente o curso técnico é feito do IF Sudeste MG. Assim, o aluno faz o Ensino Médio em outra instituição de ensino e, consequentemente, estuda em dois turnos diferentes. Este é o caso do curso Técnico em Informática

Subsequente

É o curso técnico voltado para quem já concluiu o Ensino Médio. Por isso, para ingressar nesta modalidade, o aluno deve ter este nível de escolaridade completo, ou completá-lo até a data da matrícula. São eles: Enfermagem, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho.

• Graduação:

Os cursos de graduação são cursos superiores que oferecem uma visão ampla de determinada área. Ser graduado é necessário para exercer certas profissões regulamentadas. No Campus Barbacena são oferecidos os cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Gestão Ambiental, Bacharelado em Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Química, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Sistemas para Internet.

• Pós-graduação:

Os cursos de pós-graduação buscam formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional. No Campus Barbacena é oferecida especialização latu sensu em Planejamento e Gestão de áreas Naturais Protegidas.

Além disso, o Campus Barbacena desenvolve, por meio dos professores, alunos e servidores diversos projetos de pesquisa e extensão que atendem a comunidade interna e externa de Barbacena.

Nestes 111 anos a instituição entregou à sociedade milhares de profissionais com conhecimentos científico, ético, crítico e empreendedor, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável em uma sociedade mais justa e solidária.

Cada aluno, professor, técnico administrativo, terceirizado que por aqui passaram, fizeram e fazem parte dessa história e se orgulham dela!

Parabéns IF Sudeste MG Campus Barbacena! Parabéns a todos que contribuíram para a construção dessa preciosa historia!

Confira a homenagem feita pelos servidores no nosso instagran https://www.instagram.com/ifsudestemgbq/