Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > “Champions IF”: torneio interclasse do campus Barbacena chega a fase semifinal”

“Champions IF”: torneio interclasse do campus Barbacena chega a fase semifinal”

Na última terça (dia 8), foi encerrada a fase de disputa em grupos do “Champions IF”: o Torneio Interclasse de Futsal do IF Sudeste MG – Campus Barbacena. As competições foram iniciadas com 11 equipes, envolvendo um total de 86 estudantes dos cursos técnicos integrados da instituição – Agroindústria, Agropecuária, Hospedagem e Química. Os times foram divididos em três grupos e, agora, o evento chega a fase semifinal.

Para Gabriel Ferreira de Sá Campos, estudante do 2º B de agropecuária que faz parte da equipe do 1º ano de agroindústria/2º B de agropecuária, após o sorteio dos jogos semifinais, “a expectativa é passar pra final, mesmo sendo o time menos favorito, e com, isso, também, buscar a artilharia em campo”.

João Lucas Mendes Oliveira, estudante da turma 2º C de agropecuária e goleiro da equipe, faz uma avaliação do sentimento do time. “Estamos felizes pelos resultados e por ter chegado até aqui. A expectativa para a reta final do campeonato é buscar o título, mas sempre prezando a amizade e, acima de tudo, o respeito com os adversários”, comenta.

Integrante do time do 3º C de agropecuária, Yan Francisco Chagas de Andrade Franco também está com esperança quanto a conquista do pódio. “A nossa expectativa é ser campeão! Desde o início do campeonato já pensávamos assim – talvez, pelo fato de ser nosso primeiro e último (evento esportivo interclasse enquanto estudantes) no IF”, reflete o estudante, que completa defendo esperar que “esses últimos jogos sejam tranquilos, sem brigas e sem cartões”.

Discente da turma do 3º de química, Pedro Lucas Coelho relembra com felicidade o fato do respectivo time “ter passado por um grupo onde os jogos foram muito difíceis”. “Vamos com foco, pois as disputas não serão fáceis, serão decisivas. Caímos com um dos times que é considerado favorito para ser campeão, mas ‘vamos tentar ser a pedra no sapato deles’”, brinca.

Coordenação faz análise positiva

O professor Luiz Carlos Gomes Júnior atuou na organização, supervisão e coordenação do evento. Para ele, “apesar de já ter anos de trabalho na área de Educação Física, ver o ginásio cheio de estudantes, participando de competições esportivas, ocorrendo num piso que está muito bom, é muito gratificante”.

O docente do Campus Barbacena destaca ainda a presença da comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos, pais e estudantes) na arquibancada do ginásio poliesportivo da instituição.

“A arquibancada cheia e a torcida gritando bastante também formam um diferencial para as equipes envolvidas no evento. Esperamos que esse apoio e participação da comunidade do Instituto Federal também existam nos jogos da semifinal e final”, aponta Luiz Carlos, que reforça o potencial de integração existente entre as práticas esportivas e organização de eventos deste tipo.

Sobre o “Champions IF”

A iniciativa do evento é uma realização de estudantes de graduação em Licenciatura em Educação Física, que atuaram, na prática, junto aos jogos, exercendo várias atividades.

O “Champions IF” é uma forma de participar de um projeto que será parte da realidade de futuros docentes em Educação Física.

Em anexo encontra-se os resultados da fase classificatória e a sequência dos jogos finais.

Texto: Arthur Raposo Gomes

Veja a tabela