Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Aluno do Curso de Gestão em Turismo publica artigo na Revista Iberoamericana de Turismo
conteúdo

Geral

Aluno do Curso de Gestão em Turismo publica artigo na Revista Iberoamericana de Turismo

Robson de Santana Silva, aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso sob orientação do professor André Luís Martin de Araújo.

Robson de Santana Silva, aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso sob orientação do professor André Luís Martin de Araújo. O TCC tem como tema principal o turismo de experiência relacionado à produção artesanal de tear. 

Posteriormente, o aluno e seu orientador, com contribuição da professora Renata Camargo, transformaram o TCC em um artigo científico para publicação na Revista Iberoamericana de Turismo. O artigo é resultado de um estudo que verifica as possibilidades e limitações para se desenvolver o turismo de experiência a partir da visitação à produção artesanal de tear em Capela Nova.

André explica que uma das atribuições do Gestor de Turismo é a identificação do potencial turístico para em seguida transformar em recurso turístico, ou seja, em produto a ser comercializado em forma de uma experiência de visitação. “Sendo, assim, destaca-se a aplicabilidade prática desta pesquisa, uma vez que seus resultados podem ser diretamente utilizados para se produzir um benefício à sociedade”, afirma o professor. 

Ele conta ainda que o turismo de experiência leva em conta as necessidades dos visitantes e dos moradores da região. “Os turistas, enquanto visitantes, poderiam em Capela Nova passar algumas horas na casa de uma artesã, aprender como funciona o tear, sua história e até mesmo produzir uma peça para si. A artesã, na sua perspectiva, iria vivenciar todo esse processo de falar sobre sua profissão, ensinar como funciona o tear, se sentir orgulhosa de seu conhecimento, entre outras coisas. O turismo de experiência, em minha opinião, resgata a essência das viagens turísticas, ou seja, o intercâmbio cultural que promove o conhecimento e o respeito mútuo entre visitantes e visitados”, explica. 

Para o professor, a pesquisa existe para melhorar a vida das pessoas. Para ele, todos que têm o privilégio de estar numa escola, especialmente em um curso superior, possuem também o dever de produzir e publicar conhecimento com rigor científico. “A ciência, de certo modo, é o que nos define enquanto seres humanos e, se chegamos até aqui através dela, é ela mesma que irá nos levar adiante neste momento crítico”, finaliza.

 Leia o artigo

 Texto: Marcela Souza Revisão: Coordenação de Comunicação

 

registrado em: