Destaque
Alunos do Campus Barbacena apresentam trabalho na FEBRACE de forma online
Atendendo às medidas de prevenção contra disseminação do coronavírus (COVID-19), a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) está sendo realizado à distância, via internet. As atividades se iniciaram no dia 23 de março e seguirão até o dia 04 de abril.
O Campus Barbacena teve dois trabalhos apresentados e indicados pela VIII FECIB aprovados na FEBRACE. São eles: “Slime: uma mistura perigosa”, coordenado por Carlos Eduardo Luna, que pertence a categoria investigativa e ficou em segundo lugar pela VII FECIB e “Sistema de Irrigação Automatizado por IOT”, que visou construir e implementar um protótipo de controle e monitoramento por IoT (internet das coisas), automático e de baixo custo, para o processo de irrigação. O projeto ficou em segundo lugar pela VIII FECIB, na Categoria Construtivo.
Os trabalhos estão sendo apresentados de forma online em salas de chat reservadas para os alunos, orientadores e avaliadores. Já o público externo tem acesso à Febrace Virtual e pode conferir vídeos, poster e resumos sobre os trabalhos.
A orientadora do trabalho “Sistema de Irrigação Automatizado por IOT” Chrystiaine Helena Campos de Matos, que também é estudante de Licenciatura em Química pelo Campus Barbacena, afirma que por estar sendo realizada de forma virtual, o comprometimento dos alunos dobrou. “Os alunos estão tendo que ser muito criativos. No nosso caso, os alunos fizeram um protótipo, e mesmo com a distância, a experiência tem sido muito legal, e a responsabilidade e comprometimento com o trabalho dobrou”.
Trabalho - Slime: uma mistura perigosa
Trabalho Sistema de irrigação automatizado por IoT
FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia busca estimular uma cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo na Educação Básica brasileira, por meio da indução à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas. A FEBRACE culmina na mostra de projetos finalistas que ocorre anualmente em março desde 2003.