Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Alunos do Campus Barbacena participam do JEMG - Etapa Microrregional de Ubá

Alunos do Campus Barbacena participam do JEMG - Etapa Microrregional de Ubá

Os alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio competiram no xadrez (Módulo II feminino e masculino). Já os estudantes do curso de licenciatura em educação física acompanharam equipes de esportes coletivos das escolas de Barbacena e região.

Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e de graduação em Licenciatura em Educação Física do Campus Barbacena participaram dos Jogos Escolares de Minas Gerais  - JEMG - Etapa Microrregional de Ubá.

"Para mim foi gratificante ter participado dessa competição, por mais que, infelizmente, eu não tenha classificado para próxima etapa, eu fui muito bem acolhido em Ubá, me diverti, fiz amizades e além de tudo, não desisti, fui até o final do torneio, sempre dando meu melhor, o que inclusive, fez eu derrotar um mestre nacional de xadrez.", destacou o discente do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, Isaac de Andrade Buzati.

Para a discente do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, Maria Eduarda Nascimento Ferreira, "participar da etapa regional do JEMG foi uma experiência valiosa, muito desafiadora, enriquecedora e instrutiva. Mesmo sem ter conquistado a vitória, adquiri muitos aprendizados que com certeza vou usá-los no futuro!"

Na parte de orientação das equipes, o licenciando do 5º período em Educação Física, Marcos Vinícius Dias Siqueira, que acompanhou as equipe de voleibol e futsal da Escola Estadual Juscelino Benedito de Araújo e Escola Municipal Antônio Francisco da Silva (Santa Bárbara do Tugúrio) refletiu sobre o aprendizado: "é uma explosão de experiência e muito aprendizado, pois só quem vai e vive o jemg vai realmente ter essa sensação, ficando ali uma semana dormindo na escola e no dia a dia, passando os apertos, as dificuldades, mas também um ambiente muito bom para quem gosta, estando ali naquele ambiente esportivo, no meio de vários alunos e professores, de várias cidades diferentes, conhecendo culturas diferentes, pensamentos diferentes e várias outras coisas importantes que você absorve não só para a Educação Física mas também que você leva para a vida."

A aluna do 5º período de Educação Física, Raphaela Beatriz Tonussi Pereira, que acompanhou a equipe de voleibol do SESI (Barbacena), destacou também a importância para a vida pessoal em participar dessas competições: "o aprendizado adquirido durante a participação na etapa regional do JEMG foi de grande valor para a minha vida acadêmica e pessoal, poder observar diferentes equipes, formas de treinamento e desempenho em quadra, lidar com a tensão pré jogo e o alívio pós vitória foi algo sensacional! Foi um momento para entender que o trabalho de um professor vai muito além do ambiente escolar e de determinadas cobranças, aprendi muito com os professores que estiveram a frente como técnicos das equipes e também com cada aluno que pude estar junto durante esse período. É algo que ficará marcado no meu eu pessoal e que com certeza vai ressoar no meu eu profissional!"

Já o estudante do 7º período de Educação Física, Lucas de Rezende Garcia, explanou sobre a importância dos jogos para os atletas. "Minha participação na etapa regional do jemg foi através do time feminino e masculino módulo 1 de basquete da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes. Poder possibilitar aos alunos a vivência dos jogos escolares é muito gratificante, pois podemos ver os alunos se desenvolvendo tanto dentro do esporte como fora."

O professor do Campus Barbacena, Luiz Carlos Gomes Júnior, responsável pelo JEMG na Instituição, finalizou explicando e enfatizando a importância da atuação na competição:  "A participação no JEMG ao longo dos anos vem se caracterizando como um evento de muita importância para os alunos do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, que sempre vem marcando presença e com algumas conquistas. A aprendizagem existe pelo convívio com pessoas dos mais diversos locais, além das diversas situações que envolvem os jogos. Enquanto professor, é gratificante ver alunos do integrado, estudantes e egressos do curso superior de Educação Física em atuação no JEMG."