Geral
Alunos dos cursos técnicos integrados são destaque na 1ª Olimpíada Nacional História do Brasil Aberta para Todos
A Olimpíada foi composta por 4 fases online e, em cada uma delas, os alunos resolveram questões de múltipla escolha e tarefas. A atividade foi realizada em grupos com até 6 alunos sob orientação da professora de história Erika Morais Cerqueira. Em cada questão havia mais de uma alternativa correta. O aluno deveria escolher qual alternativa considerava mais completa, profunda e adequada. Se o grupo não conhecia o assunto, podia pesquisar e aprofundar seus conhecimentos.
A professora Erika Cerqueira considera a Olimpíada como uma oportunidade para a construção do conhecimento histórico de forma lúdica, especialmente porque “o acesso a documentos, assim como as discussões em grupo, permite ao aluno construir novas perspectivas sobre a história do Brasil, percebendo que a pesquisa pode ser uma atividade instigante e desafiadora”.
Para Matheus Rodrigues, aluno do 1º ano do Ensino Médio, participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil “foi algo incrível que pôde aumentar meus conhecimentos sobre o Brasil e também perceber ainda mais o quão legal é a história deste lugar que podemos chamar de nosso”.
Nesta edição houve uma novidade: os alunos deveriam elaborar um caderno de relatos sobre a pandemia. Esse material será utilizado futuramente como fonte histórica sobre o nosso tempo, permitindo aos alunos a compreensão de que todos somos agentes históricos e a todo momento somos convidados a deixar nossas marcas na história, explica a professora Erika. Ainda segundo a professora, os alunos obtiveram um excelente resultado, pois realizaram todas as etapas da prova e alcançaram uma pontuação bastante elevada, embora este não seja o único mérito deles. Erika afirma estar orgulhosa de seus alunos, “tanto porque souberam se organizar em grupo e respeitar opiniões diferentes quanto porque demonstraram, durante todo o ensino remoto, ser possível construir conhecimento de qualidade e alcançar destaque em provas nacionais”.