Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Alunos dos primeiros anos do curso Técnico em Agropecuária participam de visita técnica à empresa Kamará Agromudas em Barbacena

Nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2019, os alunos das três turmas do primeiro ano do curso técnico em agropecuária sob a responsabilidade do professor da disciplina de Agricultura Geral, José Alcir Barros de Oliveira visitaram a empresa de produção de mudas de hortaliças.

Nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2019, os alunos das três turmas do primeiro ano do curso técnico em agropecuária sob a responsabilidade do professor da disciplina de Agricultura Geral, José Alcir Barros de Oliveira visitaram a empresa de produção de mudas de hortaliças, Kamará Agromudas situada às margens da BR 040, próximo à rodoviária municipal, em Barbacena.

A visita teve o propósito de mostrar a realidade da produção agrícola da horticultura, carro chefe da economia local e microrregional do Campo das Vertentes de Minas Gerais, bem como discutir as tecnologias apropriadas à agricultura familiar local e regional. As turmas foram recebidas por um dos sócios proprietários, o técnico em agropecuária, egresso do Campus Barbacena, Ricardo José Pacheco Montes. A produção de mudas de hortaliças dentro de estufas com tecnologia inovadora em plasticultura, métodos de irrigação, enxertia e manejos alternativos de controle fitossanitário foram os itens conhecidos e discutidos com a turma.

"O técnico Ricardo proferiu sobre sua trajetória profissional e contou um pouco da história da empresa que começou no início da década de 90 com uma simples estufa no sítio de seus pais. Demonstrou muito entusiasmo e prazer em poder estar passando estes conhecimentos e incentivos aos jovens estudantes do curso. Os estudantes, por sua vez, demonstraram grande interesse e curiosidade diante de tantas inovações tecnológicas como, por exemplo, a enxertia em tomateiro e pimentão e os plásticos de cor azulada nas estufas.

As discussões e conhecimentos adquiridos são partes integrantes da formação profissional dos técnicos. Esta construção da aprendizagem só se consegue através de parcerias sólidas com entidades e empresas locais e regionais. Os estudantes assim conseguem entender a aplicação de seus estudos e a importância daquelas técnicas para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, nossa realidade regional.

Aproveitamos para agradecer mais uma vez à empresa Kamará em nome do Sr. Ricardo por esta importante parceria na realização de palestras, cursos, dias-de-campo, pesquisas, estágios e empregos que há muitos anos se concretizou com nosso Instituto Federal Campus Barbacena.", destacou o professor José Alcir Barros de Oliveira.

Texto e fotos: José Alcir Barros de Oliveira