Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > As pontes conectam saberes entre Biologia e Educação Física no IF Sudeste MG - Campus BarbacenaBarbacena

Estudantes do curso de educação física realizaram um trabalho diferenciado durante a aula de Biologia Geral.

"Na aula de Biologia Geral do Curso de Educação Física do Campus Barbacena), o professor indagou: quem de vocês já construiu uma ponte? A resposta, ninguém havia feito.

E a segunda pergunta foi feita ao final da atividade: o zigoto já construiu um ser humano?

Passemos agora à atividade: primeiro os estudantes foram separados em seis grupos, receberam uma mesma lista de materiais e realizaram a escrita do projeto da ponte. O passo seguinte foi a construção com os materiais e baseado no projeto. Como cada estudante (e pessoa) tem sua vivência e criatividade torna-se necessária as regras do trabalho em grupo visando atingir o mesmo objetivo. Os integrantes destes foram, então as organelas que atuam na célula, manuseando as substâncias que são, no caso, os materiais disponíveis na lista. O foco é produzir, sem prévia especialização, uma ponte que, após montada, recebe um nome e pode representar tecido, órgão ou sistema do corpo humano.

Cada grupo fez a sua ponte, deu um nome, apresentou-a em seminário (explicando cada etapa). Assim foi possível trazer a ideia intracelular, na diferenciação de trabalho, gerando, a partir de um mesmo material, diferentes tipos celulares.

Muitos grupos tiveram a ideia de estruturar a ponte, outros preocuparam-se com a aparência e, principalmente, com a segurança. Com as pontes prontas, o seminário realizado, o professor José Emílio fez e respondeu a segunda pergunta, sendo que um zigoto ainda não tinha feito na vida nenhum ser – mas tinha um projeto (DNA), os grupos formados (organelas), os materiais (DNA, RNA, aminoácidos, proteínas …) e assim pode gerar os 210 tipos celulares e os quatro tecidos básicos animais – exemplificou que a madeira seria parte dos ossos, os neurônios que fariam as conexões poderiam ser formados por canudos, as colas poderiam ser as conexões (como as fibras do colágeno) … e finalmente um ser vivo.

'Quem nunca construiu uma ponte talvez conheça biologia, mas quem construiu uma na aula de biologia teve a oportunidade de entender o processo de diferenciação celular, que a partir de uma célula inicial (zigoto) que nunca fez um ser vivo, e pela informação semelhante (núcleo) e mesmo material (disponível no citoplasma) pode-se construir as partes diferentes do ser vivo (como o pé e o olho), pela ação do grupo (tecidos) formam-se pelo menos seis pontes', afirma André Coimbra."

Por: José Emílio Zanzirolani de Oliveira|André Luiz Coimbra Tito. Foto: Yuri Davi de Melo Oliveira|Tamires Cristina Pamplona.