Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Balanço parcial: Projeto de Extensão realiza interação com a população idosa

Balanço parcial: Projeto de Extensão realiza interação com a população idosa

O Projeto de Extensão do Campus Barbacena realiza interação com a população idosa.
#Pratodosverem: imagem traz três mulheres e um homem conversando por tela de celular. Ao lado há uma imagem da figura de um homem no computador, no fundo azul.

Desde maio, professores, pesquisadores, técnicos administrativos e alunos das áreas de Enfermagem e Química do Campus Barbacena desenvolvem o Projeto de Extensão "Em isolamento: o cuidado que aproxima", que tem como público-alvo idosos de Barbacena e região que estão em isolamento domiciliar.

O Projeto tem como objetivo reduzir o risco de transmissibilidade do vírus entre a população de idosos através da interação entre estudantes do Curso Técnico de Enfermagem e dos mais velhos. A primeira fase do projeto consistiu em uma capacitação específica dos alunos participantes em relação às recomendações das diretrizes nacionais e internacionais sobre as medidas eficazes de prevenção da transmissão da COVID-19. Além disso, os alunos também receberam orientações sobre técnicas de educação em saúde.

Após essa capacitação, três alunos bolsistas do Curso Técnico em Enfermagem realizaram as ligações com acompanhamento semanal dos professores. Elaine Amaral, Coordenadora do Projeto, conta que já foram contactados cerca de 90 idosos, que foram avaliados quanto a presença de sintomas gripais e orientados quanto aos comportamentos de prevenção. “Houve duas queixas de síndrome gripal, um caso leve que foi encaminhado para UBS e outro caso grave que foi encaminhado imediatamente ao SAMU e continua em acompanhamento por via remota”, conta.

A próxima etapa do Projeto ocorrerá de forma concomitante à interação com os idosos e refere-se a distribuição dos artigos de higiene para a população mais carente.

Elaine conta que a taxa de sucesso no contato com a população idosas é de cerca de 60%. Ela explica ainda que de modo geral, os idosos estão bem informados dos cuidados necessários, porém existem dificuldades e resistência para adotar certos comportamentos de prevenção. “Nesses casos, os discentes são orientados a conhecer a percepção da gravidade da doença e as atitudes do idoso perante as recomendações vigentes para que o plano de cuidados seja individualizado e centrado na necessidade de cada pessoa”, explica.

A professora conta ainda que as expectativas foram superadas no momento em que a busca ativa detectou um caso de síndrome gripal grave no qual a idosa não contava com nenhuma rede de apoio familiar no momento e o apoio da equipe foi fundamental e oportuno para o encaminhamento imediato ao serviço de urgência.

Por fim, Elaine ressalta que as orientações realizadas de forma individualizada são importantes para prevenir os casos de infecção, transmissão e agravamento da COVID- 19 em uma população reconhecidamente mais vulnerável.

Texto: Marcela Souza. Revisão: Coordenação de Comunicação.